domingo, dezembro 11, 2005

DATAS


Muito apegado a Datas confesso que não foi esquecimento, mas minha luta com um certo "Tróia" que se instalou no computer e meu total "conhecimento" de informática me impossibilita, ainda, de brincar diariamente aqui como pretendido, então...

Dia 30 de Novembro dois grandes nomes da literatura comemoraram aniversário de morte:
1990 morre na França aos 46 anos o teatrólogo, romancista e um dos maiores oradores de seu tempo, o irlandês "Oscar Wilde", que tem em sua própria vida seu melhor escrito;

E em 1935 aquele que se ainda não tem o título de melhor poeta que já passou por este planeta, certamente tem o de poeta mais versátil, uma "Pessoa" que conseguiu escrever com cerca de 70 heterônimos, o portugês "Fernando Pessoa" que aos 47 anos falecia em Lisboa com apenas um único livro publicado.

Aforismos - "Oscar Wilde"

-Escolho meus amigos pela beleza, os meus conhecidos pela respeitabilidade, e os meus inimigos pela inteligência.
-Hoje em dia conhecemos o preço de tudo e o valor de nada.
-Só os que perderam a cabeça sabem raciocinar.
-O mistério do amor é maior que o mistério da morte.
-Todo o mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo.

O Retrato de Dorian Gray

... " - Porque considero que influir sobre uma pessoa é transmitir-lhe um pouco de sua própria alma; esta pessoa deixa de pensar por si mesma, deixa de sentir as suas paixões naturais. Suas virtude não são mais suas. Seus pecados, se houver qualquer coisa semelhante a pecados, serão emprestados. Ela tornar-se-á eco de uma música estranha, autora de uma peça que não se compôs para ela. O fim da vida é o desenvolvimento da personalidade. Realizar a sua própria natureza- eis o que todos procuramos fazer. Os homens hoje, amedrontam-se deles mesmos. Esqueceram-se dos maiores de todos os deveres, do dever que cada um deve a si próprio. Naturalmente são caridosos. Nutrem o pobre e vestem os andrajosos, mas deixam as suas almas famintas e andam nus. A coragem nos abandonou; é possível que nunca a possuíssemos! O terror da sociedade, que é a base de toda moral, o terror de Deus, que é o segredo da religião- eis as duas coisas que nos governam."

Fonte: O Retrato de Dorian Gray. Oscar Wilde. Ed.Imago

THE END