sexta-feira, março 03, 2006

ON AN ISLAND


É o terceiro álbum solo de "David Gilmour", e o primeiro em estúdio, desde o multi - platinado "Division Bell" do Pink Floyd de 1994.
Neste trabalho David Gilmour revela-nos a sua visão pessoal numa amálgama de estilos que passam pelo Folk, Jazz, Rock ou Rock Sinfônico , tudo junto numa peça única,que nos é oferecida pela sua maneira tão especial de tocar guitarra e pela sua voz única e inconfundível.
Com orquestração do famoso compositor polaco Zbigniew Preisner, e com a fascinante produção de Phil Manzanera (Roxy Music), encontramos neste trabalho uma grande dose de virtuosismo. Crosby & Nash fazem as harmonias da faixa título, Robert Wyatt toca trompete, Caroline Dale, violoncelo e Alasdair Molloy harmonica. Richard Wright seu companheiro do Pink Floyd encarregou-se do Hammond enquanto Gilmour brilha com a sua guitarra plena de alma.
"Gilmour" assina algumas das letras, sendo que a maioria das composições estão a cargo de Polly Samsson, continuando assim uma parceria que teve o seu início com The Division Bell. As canções evocam-nos experiências partilhada em vários estados de alma, como a belíssima canção ON AN ISLAND (com um desempenho de guitarra no puro estilo clássico de David Gilmour), até às mais intimistas THE BLUE ou A POCKETFULL OF STONES, passando ainda pelo rock e blues como: TAKE A BREATH e THIS HEAVEN. Continuando o seu lado mais experimental David Gilmour aventura-se no saxofone com a colaboração dos seus antigos companheiros dos tempos pré Pink Floyd, na bela RED SKY AT NIGHT.

ON AN ISLAND é um conjunto de canções e instrumentais que tiveram o seu início nos aclamadíssimos concertos do London Festival Hall em 2002. Gilmour passeou fora dos Pink Floyd, para se descobrir a si próprio no seu melhor, e como ele próprio disse " Este é o meu disco mais pessoal e o melhor. Fazê-lo com os músicos meus amigos foi uma experiência muito positiva em todos os aspectos.

THE END