quinta-feira, julho 27, 2006

A Trick of the Tail... 30 anos !



Angels never know its time
To close the book and gracefully decline,
The song has found a tale... ('Ripples')

...G
osto muito do "Genesis", mais daquela fase conhecida como 'a do Peter Gabriel' e fico a pensar o quanto deve ter sido difícil para o grupo, para os fãs, para a história da banda a saída de 'Peter' em 1975, 'a cabeça' do Genesis. Mas 'num' é que em 1976, após procurarem por um substituto para os vocais, eis que a banda resolve confirmar o baterista 'Phil Collins' para o cargo e lançam 'A Trick of The Tail', um álbum vigoroso, de produção impecável com todos os músicos dando seu máximo como numa resposta: 'Sobrevivemos e Bem'.
Longe de ser um trabalho 'comercial', possui faixas longas quase numa viagem conceitual. A voz de 'Phil', com uma certa similaridade a de 'Peter',só abrilhanta mais composições como 'Mad Man Moon', 'Ripples' (sublime), 'A Trick of The Tail' todas abarcadas por um 'Tony Banks' refinado nos teclados, assim como o 'Mike Rutherford' no baixo e um 'Steve Hackett' impossível, numa fase áurea na guitarra e violões, e solos tocantes.
Sobrou espaço pra dizer que 'Phil' não só emociona com 'suas vozes' mas dá um show naquilo que faz como poucos, a bateria.?

Alternando momentos delicados com outros mais agressivos, percebe-se o que o Genesis até então nunca havia se metido, uma batida 'jazz/fusion', mas bem sutil.
Muitos consideram 'A Trick of The Tail' o último grande álbum do Genesis, se bem que um ano depois eles lançariam o ótimo 'Wind And Wuthering', fariam uma tour mundial, que inclusive veio ao Brasil, e resultaria no álbum ao vivo 'Seconds Out'. Mas como já disseram uma vez, se 'Peter' era a cabeça, 'Hackett' era o coração do Genesis, e com sua saída...

(Dica: Neste Blog você encontra o show do Brasil para Download.)

THE END