quinta-feira, dezembro 22, 2005

F. Scott Fitzgerald



“Você não escreve para dizer algo. Você escreve porque tem algo a dizer”.

Morre aos 44 anos em 21.Dez.1940



Com apenas 13 anos escreveu a sua primeira história sobre um detective, publicada no jornal da escola. De 1911 a 1913 frequentou a escola católica Newman, em New Jersey. Uns anos mais tarde, enquanto membro da turma de 1917 da Universidade de Princeton, Fitzgerald negligenciou os seus estudos em detrimento da aprendizagem literária. Escreveu guiões e letras para os musicais do Club Triangle de Princeton e colaborou na revista de humor Princeton Tiger e ainda na revista Nassau Literary.
Entre os seus colegas de Faculdade encontram-se Edmund Wilson e John Peale Bishop. Sendo pouco provável terminar o curso, Fitzegerald alistou-se no exército, em 1917, onde foi nomeado segundo tenente. Convencido de que ia morrer na guerra, escreveu avidamente o romance «The Romantic Egotist».
Em Junho de 1918 Fitzgerald foi destacado para Sheridan, em Alabama. Aí apaixonou-se pela famosa Zelda Sayre, filha do Juíz do Supremo Tribunal de Alabama. Em 1919 foi para Nova Iorque a fim de ganhar dinheiro para se casar. Incapaz de esperar e de viver do pouco ordenado do futuro marido, Zelda terminou o noivado.
Bem sucedido no meio da publicidade, Fitzgerald deixou o seu emprego, em 1919 e voltou a S. Paulo para reescrever o romance «This Side of Paradise». No Outono desse ano, começou a sua carreira de escritor, assinando artigos para revistas de massas. Trabalhando através do agente Harold Ober, interrompeu os seus romances para ganhar dinheiro em ficções populares. O Jornal Saturday Evening Post passou a ser o meio comercial privilegiado para as suas histórias, e Fitzgerald começou a ser apelidado como "Escritor do Post". As suas histórias sobre o amor eram consideradas uma lufada de ar fresco na literatura da época. Retratavam mulheres americanas inovadoras, independentes e determinadas.
A publicação de «This Side of Paradise» em 1920, levou Fitzgerald à ribalta e, apenas uma semana depois, casou com Zelda em Nova Iorque.
Escreveu o segundo romance «The Beatiful and Damned» um ano antes do nascimento do seu único filho, Frances Scott (Scottie), em 1921.
Em 1924, Fitzgerald foi para França, onde escreveu o famoso «Great Gatsby» (tradução portuguesa: O Grande Gatsby).
O seu casamento desmoronou-se e apesar das críticas ao livro serem muito elogiosas, a verdade é que as vendas foram uma desilusão. Mas nem tudo correu mal. Fitzgerald conheceu o grande escritor Ernest Hemingway ainda em Paris, de quem se tornou um grande amigo e admirador.
Em 1931 Fitzgerald regressou à América e em 1937 assinou um contrato milionário com Metro-Goldwyn-Mayer.
Apesar de ganhar muito dinheiro, Fitzgerald e Zelda gastavam-no ainda mais depressa, contraindo muitas dívidas.
Em 1939 começou a escrever o romance «The Love of the Last Tycoon» que nunca chegou ao fim. Fitzgerald morreu de ataque cardíaco no apartamento de um amigo, em Dezembro de 1940.

THE END