quarta-feira, março 08, 2006

ALI FARKA TOURE 1939 - 2006



O cantor e guitarrista de blues "Ali Farka Toure", do Mali, um dos músicos mais populares da África, morreu em sua residência de Bamaco aos 67 anos de idade, informou a rádio estatal na terça-feira, segundo a agência Reuters. O músico sofria de câncer há vários anos.

"Ali Farka Touré" (Ali Ibrahim Toure) nasceu em 1939 na vila de Kanau, a noroeste do Mali, perto do rio Niger. O seu cognome “Farka” surge em virtude de ser o décimo filho dos seus pais e o único que sobreviveu à infância. “Farka” significa “burro”, um animal muito admirado e símbolo de força e tenacidade.

A sua carreira musical começa nos anos 60 com a Troupe 117, quando o Mali declara a sua independência. Associa-se mais tarde à Radio Mali Orchestra, também como engenheiro de som, o que lhe permite uma abordagem tecnológica ao universo da música. Os anos 70 foram um período de intensa atividade musical no Mali, em que começam a surgir influências de outros estilos, dos quais se destaca a música de dança de Cuba, a rumba do Zaire, as guitarras da vizinha Guiné e a música dos cantores afro-americanos como James Brown, Otis Redding e Aretha Franklin.

Já com uma carreira estabelecida há algum tempo, o reconhecimento no mercado Norte americano e europeu só veio depois de "Ali" completar os seus 50 anos, em meados da década de 80. “Talking Timbuktu”, de 1994, foi o álbum da sua carreira que atingiu maior sucesso, mas toda a sua carreira nestes últimos 15 anos teve uma enorme aceitação por parte do público e da crítica.

"Toure" tocava guitarra e "gurkel", um instrumento de cordas tradicional de Mali. "Farka Toure" ganhou um segundo Grammy no mês passado, pelo disco "In the Heart of the Moon", gravado com Toumani Diabate e escolhido como o melhor álbum de world music tradicional do ano.

"Ele será cremado na vila onde nasceu, Niafunke, onde ele é também o prefeito", disse a rádio.

THE END