sábado, julho 29, 2006

'Lampião'




"Madrugada de 28 de julho de 1938. O sol ainda não tinha nascido quando os estampidos ecoaram na Grota do Angico, na margem sergipana do Rio São Francisco. Depois de uma longa noite de tocaia, 48 soldados da polícia de Alagoas avançaram contra um bando de 35 cangaceiros. Apanhados de surpresa - muitos ainda dormiam -, os bandidos não tiveram chance. Combateram por apenas 15 minutos. Entre os onze mortos, o mais temido personagem que já cruzou os sertões do Nordeste: Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

Na tentativa de intimidar outros bandos e humilhar o rei do cangaço, Lampião, Maria Bonita e os outros nove integrantes do grupo mortos naquela madrugada foram decapitados e tiveram as cabeças expostas na escadaria da Prefeitura de Piranhas, em Alagoas (fotos aqui e aqui). Os que conseguiram escapar se renderam mais tarde ou se juntaram a Corisco, o Diabo Loiro, numa tentativa insana de vingança que durou mais dois anos, até a morte deste em Brotas de Macaúbas, na Bahia. Estava decretado o fim do cangaço."
(David Santos Júnior, aqui)


Lampião é odiado e idolatrado com igual intensidade, estando sua imagem viva no imaginário popular mesmo após quase 70 anos de sua morte. Sua influência nas artes - música, pintura, literatura e cinema - é impressionante. Talvez 'pras' bandas de cá do Sudeste/Sul do Brasil, 'Lampião' seja mais uma história atraente, uma minisérie (!)... Mas me acostumei desde criança a ouvir, com certa familiaridade, suas histórias lá pelo seridó do 'Rio Grande do Norte'. Lembro da saudosa Nalva (...e seus salgadinhos de domingo, hum!) dizendo com as mãos na cintura, num vestido de saia longa, "Eu era menina e quando falavam: - 'Lampião' tá vindo pra essas bandas; todo mundo se escondia e trancava as portas."

E a crença nordestina em cima de 'Pe. Cícero' faz com que esse seu contemporâneo, amigo e protegido, torne sua história mais vívida e presente, mesmo 68 anos após seu assassinato.


Vale visitar o site de 'Lampião' mantido por sua neta 'Vera Ferreira'. Vale assistir ao filme 'Baile Perfumado', com trilha de 'Chico Science', 'Fred Zero' (Mundo Livre) e 'Lúcio Maia' (Nação Zumbi). História sempre Vale...

THE END