sábado, julho 29, 2006





Vez por outra é bom lembrar de um nome... Inda mais um nome que desde criança já apontava como um prodígio, escrevia sua primeira canção aos 6 anos, e seu talento era sempre comparado ao do jovem 'Dylan', o cultuado 'Tom Rapp'.

Em pouco mais de 10 anos ele deixou sua marca de lirismo, acuidade política e filosófica, arranjos meticulosos em músicas envoltas em clima de psicodelia com folk com rock com uma noção surpreendente de tempo e espaço como num pacto místico.

Em 1965 o americano de Dakota, 'Tom Rapp' criou sua banda com alguns amigos de escola, 'Pearls Before Swine' e em 67 debutava com o álbum 'One Nation Underground' com ares de 'flower-power' e uma venda acima de 250 mil cópias. Mas foi com o segundo, 'Balaklava', 68, uma tapeçaria de texturas sonoras, letras fortes contra a guerra do Vietnam, que a figura erudita, centrada de 'Tom' foi reconhecida. É desse disco a linda cover para 'Suzanne' de 'Cohen'.
Mudando de gravadora o grupo lança em 69 'These Things Too' e em 70 'The Uses of Ashes', ambos belos e sofisticados. Em 71 'Tom' coloca mais dois álbuns no mercado, 'City Gold' e 'Beautiful Lies You Could Live In' e decide encerrar com o 'Pearls Before Swine'.
'Tom Rapp' lança seu primeiro solo em 72, 'Stardancer' e um ano depois após lançar 'Sunforest' resolve se afastar da cena musical e se dedicar a causa dos Direitos Civis. Foi preciso 25 anos para que ele retornasse e gravasse seu 'terceiro' solo em 99, 'A Journal of the Plague Year'.

Muitos reconhecem a importante influência do trabalho de 'Tom' em suas carreiras, como 'David Bowie', 'The Bevis Frond' e 'Damon & Naomi'. No cultuado Projeto 'This Mortal Coil' do selo 4AD, ele foi lembrado com a faixa 'The Jeweller' de seu 4º disco.

...Mas confesso que 'num' é difícil ser influenciado e/para bem com sua obra... Tente. Viagem sem volta!

THE END