sexta-feira, março 09, 2007

Just for a moment...

...O Sueco 'Jay Jay Johanson' lançou seu 8º trabalho (contando uma trilha e uma coletânea), 'The Long Term Physical Effects Are Not Yet Known'. Se nos dois discos anteriores, 'Rush' (05) e 'Antenna' (02), o artista se utilizou mais de elementos da disco (chegando a regravar 'Automatic Lover' de 'D.D.Jackson'), do hip hop, eletro, já nesse álbum de 2007 ele se aproxima bastante da atmosfera melancólica do arrebatador 'Poison' (2000). 'The Long Term' abre com 'She Doesn't Live Here Anymore', música que 'Jay' já vinha tocando em alguns shows. Você jura que a 'Beth Gibbons' vai entrar cantando, de tão 'parecidosa' com o som do 'Portishead', mas não a toa, o álbum 'Dummy' (94) foi decisivo para que 'Jay' encontrasse seu estilo e lançasse o elogiado 'Whiskey' em 1996. E o disco prossegue nessa mescla de Trip Hop com Jazz, de passagens delicadas envoltas num mundo de sintetizadores. Em 'Rocks in Pockets' você pode até sentir tentado em se mexer, sacudir um pouco as costas, mas duvido que não o faça com a bela 'As Good As Is Gets', swingada, mais Jazz do que Pop. E Tem, claro, o 'corta-pulso' 'Only For You'. No geral um lindo trabalho.

No 'My Space' 'Jay Jay' disponibilizou 3 músicas do novo álbum.



...Sempre chegado a fazer ótimas versões, 'Bryan Ferry' lançou este mês um álbum dedicado a 'Bob Dylan', de quem já havia gravado algumas vezes, uma delas 'A Hard Rain's Gonna Fall', em 73, no seu 1º disco solo, 'These Foolish Things', só de 'covers'. E mais duas músicas no álbum 'Frantic', em 2002.
'Dylanesque' tem como primeiro single 'The Times They're a Changin', que juntamente com 'Just Like Tom Thumbs' e 'Simple Twist of Fate' me pareceram as 'salvadoras'. O tributo Tem participações de 'Brian Eno' e de 'Robin Trower'.
'Bryan' executa alguns shows na Europa para divulgação do trabalho e deixa prometido um de inéditas com o 'Roxy Music' para 200...8.



...Após 15 anos, o trio 'Genesis', leia-se 'Phill Colins', 'Mike Rutheford' e Tony Banks', está de volta para uma Tour. É sabido que a tentativa era reunir a formação clássica, mas 'Peter Gabriel' alegou outros afazeres, como o sucessor para o lindo álbum 'Up', de 2002. Sem 'Gabriel', o guitarrista 'Steve Hackett' também não aceitou o convite, prefere divulgar seu último disco lançado em Setembro do ano passado 'Wild Orchids' e continuar com as reedições remasterizadas de sua obra.
A Tour 'Turn It On Again' passa pela Europa, Canadá e States. Por enquanto sem previsão de material novo.


...Quando 'Collins' decidiu sair do 'Genesis' em 1991 para se dedicar a uma bem sucedida carreira solo, 'Tony' e 'Mike' não se deram por vencido. Após um longo período de busca para o difícil cargo de ser o terceiro vocalista do grupo, em 97 era lançado 'Calling All Stations', que apesar do fracasso comercial, é um bom trabalho e elevava o nome 'Ray Wilson' para um público bem maior. O Genesis parou após a tour de 'Calling' e 'Ray Wilson' partiu pra soltar sua bela voz numa discreta, mas decente, carreira solo. Antes do 'Genesis' o menino tinha um grupo tendendo para o 'grunge' chamado 'Stiltskin' e já havia lançado um álbum 'Mind's Eye' (94). Pós 'Genesis' lançou dois de estúdio e dois ao vivo. Ano passado ele refez a banda 'Stiltskin', com novos membros e lançou o disco 'She'. Veja Aqui um momento de descontração da nova tour.



...Dia 1º Maio 'Tori Amos' lança seu novo trabalho 'American Doll Posse' e inicia uma turnê mundial, dia 28/Maio, em Roma.



...E a sexagenária, agora já 'empossada' no 'Rock and Roll Hall of Fame', 'Patti Smith', lança em Abril um álbum só de releituras, tanto de suas influências quanto, principalmente, de suas músicas preferidas. Aí tem "Everybody Wants To Rule The World" do 'Tears For Fears' e "Helpless" de 'Neil Young'. Tem 'Beatles', 'Nirvana', 'Doors'... O álbum chama-se 'Twelve', mas bem poderia ser 'Thirteen'... é que faltou 'Jeff Buckley', que além de ser um saudoso amigo, ela já o tinha cantado em tempos de outrora.
Aqui, umas versões, também de outrora, para 'The Who' e 'Hendrix'.

My Generation
Hey Joe



...Mais de duas décadas de existência, o 'Simply Red' lança dia 12/Março seu 10º álbum de estúdio, 'Stay'. O primeiro single foi a dançante 'Oh! What A Girl'. A aposta agora é na mais tranquila 'So Not Over You'. O último trabalho de 'Mick Hucknall' & Cia havia sido 'Home', em 2003. Entre os dois discos, o belo 'Simplified' (05) em que a turma refaz alguns arranjos, faz nova roupagem para os grandes êxitos da banda e serve de repertório para o DVD 'Cuba'.
'Mick' continua sendo uma das vozes mais bonitas do Pop, e agora prefere a serenidade aos gritos rasgados do início. Cantando em tons mais suaves, despeja toda sua sensualidade num disco mais básico, sem a insistência de teclados excessivos. 'Good Times Have Done Me' tem ares de 'Steve Miller' e sua banda, década de 70. É sensível o quanto guitarra e sax ganharam destaque neste trabalho. Com a cover para 'Debris', da fase áurea do 'Faces', o 'Simply Red' homenageia magnificamente uma década sem 'Ronnie Lane', (falecido em Junho/97).
Well... Sou suspeito em falar do 'Simply', mas achei 'Stay' um lindo disco em sua discografia.


...E já que o 'Ronnie Lane' foi citado, vale registrar que final do ano passado foi lançado uma coletânea 'Just For A Moment', com músicas de sua fase solo 72/80, bem como um DVD do documentário 'The Passing Show - The Life And Music of Ronnie Lane'.
Veja Aqui 'Ronnie Lane' em 1974 interpretando 'Debris'.

E o 'The Faces', 72, com 'Rod Stewart' numa versão avassaladora para 'Maybe I'm Amazed' de 'Paul McCartney Aqui.

THE END