sexta-feira, abril 14, 2006

20 anos sem 'Simone de Beauvoir"



Eu afirmava que, destruindo os controles e as defesas que normalmente nos protegem contra insustentáveis evidências, a embriaguez me obrigava a olhá-las de frente. Penso hoje que, na condição privilegiada que é a minha, a vida envolve duas verdades entre as quais não há como escolher e que cumpre enfrentar juntas: a alegria de existir e o horror de acabar. Mas naquela época eu pulava de uma à outra. A segunda só prevalecia em raros momentos, mas eu a suspeitava de ser a mais válida.
Tinha outra preocupação: envelhecia. Nem minha saúde nem meu rosto se ressentiam; mas de vez em quando eu me queixava de que tudo perdia o viço em torno de mim; não sinto mais nada, gemia. Era ainda capaz de “transes” e, no entanto, tinha uma impressão de perda irreparável. (A força da Idade)

14.Abril.1986 morre aos 78 anos, a escritora francesa "Simone de Beauvoir"

THE END