quinta-feira, junho 15, 2006

10 anos sem 'Ella'



50 anos de carreira, cerca de 200 discos lançados, aproximadamente 2000 músicas gravadas ...
13 Grammys, mais de 40 milhões de discos vendidos.
'The First Lady of the Song', "Ella Fitzgerald" morreu em sua casa em 'Beverly Hills' dia 15 de Junho de 1996, aos 79 anos.


'Ella tinha uma voz doce com entonação de menina, extremo domínio da técnica vocal, swing e scat maravilhosos e a capacidade de percorrer as escalas ascendentes e descendentes com incomparável maestria. Some-se a isso o fato de que, apesar de sua infancia difícil, cantava com contagiante alegria.
Aos 19 anos já era considerada a primeira dama do jazz recebendo críticas extremamente elogiosas das maiores revistas de jazz dos EUA, o que a leva a ser contratada pelo produtor e dono de gravadoras (Verve/Pablo) Norman Granz, integrando o grupo Jazz At The Philharmonic gerenciado por ele. Granz torna-se seu empresário e, em 1956, começam a produzir uma serie de songbooks que tornaram ainda mais clássicos compositores como os irmãos Gershwin, Irving Berlin,Duke Ellington, Cole Porter e Tom Jobim entre outros. Gravou ainda três discos clásicos com 'Louis Armstrong' ,que dispensa comentarios. Seus discos em dueto com 'Joe Pass' são considerados dos biscoitos mais finos do jazz.
Gozou de grande sucesso ao longo de toda sua vida - desde os primeiros dias no Savoy, passando pelos shows para universitários libertários nos anos 60, aos concertos lotados até sua morte em 1996.
(Ferrnando Jardim)

THE END