quarta-feira, junho 07, 2006

R.I.P. Billy



"Billy Preston", compositor e instrumentista americano conhecido como o ''quinto Beatle'', morreu ontem em Scottsdale (Arizona), aos 59 anos, vítima de doença renal. O empresário do artista, Joyce Moore, informou que Preston, nascido em 9 de setembro de 1946 em Houston (Texas), estava em coma desde novembro.

Preston tocou no álbum de 1970 "Let It Be", dos Beatles, e teve participação nas músicas "I Want You (She's So Heavy)" e "Something", do disco "Abbey Road" (1969).

O músico e compositor era contratado do selo fonográfico dos Beatles, "Apple", com o qual produziu em 1969 seu primeiro disco, "That's the Way God Planned It", e participou do álbum de mesmo nome que esteve a cargo do guitarrista George Harrison.

Sua colaboração com o grupo começou em 1969 graças a Harrison, que o contratou para tocar em "Let It Be".

Preston também teve no currículo passagens com os Rolling Stones. Atuou nos álbuns "Sticky Fingers", "Exile on Main Street", "Goat Head Soup", "It's Only Rock and Roll" e "Black and Blue".

Também participou de várias excursões com os Rolling Stones, até que deixou o grupo em 1977, por problemas financeiros. Mesmo assim, posteriormente colaborou em produções próprias de seus integrantes e no disco conjunto "Bridges to Babylon", de 1997.

Após um período em que foi detido e acusado de fraude na década de 80, e de receber tratamento para curar a dependência em álcool e cocaína, em 1990 fez uma turnê com Eric Clapton.

Colaborou também com outros artistas e grupos como Aretha Franklin, Jackson Five, Bob Dylan, Quincy Jones, Sam Cooke, Sammy Davis Jr; Red Hot Chili Peppers e Sly Stone.

Sozinho, chegou a gravar 18 discos entre 1965 e 1995. Em 1973 obteve um Grammy na

categoria melhor álbum instrumental, por "Outta Space". Outros de seus sucessos foram "Will It Go Round in Circles", "Nothing from Nothing" e "With You I'm Born Again", em um dueto com a compositora e cantora Syretta Wright.

É também autor do êxito de Joe Cocker "You Are So Beautiful".

(JB)



THE END