quarta-feira, junho 14, 2006

118 Anos para o Navegante das Palavras


'Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Génio? Neste momento
Cem mil cérebros se concebem em sonho génios como eu,
E a história não marcará, quem sabe?, nem um,
Nem haverá senão estrume de tantas conquistas futuras.
Não, não creio em mim.
Em todos os manicómios há doidos malucos com tantas certezas!
Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?
Não, nem em mim... '
(Tabacaria)


...Eu até me lembrei, mas a Copa e especificamente o 'joguinho' do Brasil me desviaram a atenção (Perdoe-me Santo Antônio): Ontem foi dia da Poesia se sentir plena com a data do Aniversário do 'Maior de Todos', o português "Fernando Pessoa"(13.Junho.1888).

Aqui, sinceramente não conseguiria colocar em palavras o quanto 'Pessoa' me toca, assim como a mais bela canção de 'Nick Drake' ou a mais tocante interpretação da 'Billie Holiday'. Prefiro deixar Pegadas que conduzirão a algo.


"Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo. Não sei onde me levará, porque não sei nada. Poderia considerar esta estalagem uma prisão, porque estou compelido a aguardar nela; poderia considerá-la um lugar de sociáveis, porque aqui me encontro com outros. Não sou, porém, nem impaciente nem comum. Deixo ao que são os que se fecham no quarto, deitados moles na cama onde esperam sem sono; deixo ao que fazem os que conversam nas salas, de onde as músicas e as vozes chegam cómodas até mim. Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero.

Para todos nós descerá a noite e chegará a diligência. Gozo a brisa que me dão e a alma que me deram para gozá-la, e não interrogo mais nem procuro. Se o que deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entretê-los também na passagem, será bem. Se não o lerem, nem se entretiverem, será bem também." ('O Livro do Desassossego')


THE END