quarta-feira, maio 31, 2006

Trevor Horn




Por estes dias ouvindo um raro 'Bootleg' do grupo 'Yes' da turnê do álbum 'Drama', de 1980 (aquele sem o vocalista 'Jon Anderson'). 'Drama', aliás, que é um disco belíssimo, mas, inúmeras vezes, injustiçado - Superior até mesmo a seu antecessor 'Tormato' (78) ; ele já prenunciava a forte sonoridade que o grupo iria adotar no próximo álbum (com a volta do 'Jon') o clássico '90125' (83) e no maior hit com 'Owner of a lonely heart'.
...Mas isso tudo para falar dessa figura chamada 'Trevor Horn', baixista e vocalista que justo no ano de 1980 quando lançava seu 1º álbum com o grupo 'The Buggles', 'The Age of Plastic', foi convidado para uma tarefa árdua, substituir a voz do 'Yes', marca maior do grupo progressivo. A temporada que rendeu um disco e uma tour durou apenas 7 meses e 'Trevor' além de concluir o 2º do 'Buggles', co-produziu os próximos 2 álbuns do 'Yes' ('90125' e 'Big Generator') e arrumou tempo para criar o grupo (ou 'não-grupo') eletrônico 'Art of Noise'.
'Trevor Horn' em 1984 chegou ao topo comercial produzindo 'Frankie Goes to Hollywood' e o mega hit 'Do They Know It's Christmas'. Depois daí se tornaria num dos produtores mais requisitados da música Pop, tendo trabalhado com 'Seal', 'Tina Turner', 'Paul McCartney', 'Belle & Sebastian', 'Pet Shop Boys'...
E é exatamente através do 'Pet Shop Boys' que o supremo 'Trevor Horn' está de novo na roda, tendo produzido o 9º álbum de estúdio do duo, 'Fundamental', que tem recebido as melhores críticas possíveis, culminando no Projeto com a 'BBC Radio 2 Music', este mês em Londres, numa performance iluminada do grupo juntamente com a 'BBC Orquestra' (60 músicos), conduzida por 'Nick Ingman'. No palco, a dupla 'Neil Tennant' e 'Chris Lowe', receberam convidados como 'Rufus Wainwright' , 'Robbie Williams' e... 'Trevor Horn'.

...'By the way', o Bootleg do 'Yes' com o nosso amigo 'Trevor' nos vocais é muito bom, e ele consegue mandar divinamente à altura clássicos como 'Your is no disgrace', 'Roundabout' ou 'Starship Trooper', ou seja, o que parecer ser insubstituível nem sempre realmente o É.

Rufus Wainwright – Casanova in Hell (live) foto
Robbie Williams – Jealousy (live)

THE END