sexta-feira, abril 20, 2007


7 anos após a surpreendente estréia com 'Tom McRae' (01), o inglês, de composições melancólicas comparadas a 'Drake', 'Dylan', e 'Buckley', com letras abordando amores perdidos e os horrores do mundo moderno, lança este mês seu quarto trabalho, 'Kings of Cards'.

Menos introspectivo do que seu debut, e bem menos sombrio do que seu segundo, e maravilhoso, álbum 'Just Like Blood' (03), 'Tom McRae' coloca um pouco mais de balanço em algumas faixas como 'Bright Lights' e 'Sound of the City'; mas as baladas, com a sua voz arrastada, sedutora, ora cantadas docemente, ora mais apelativas, continuam marca forte, como em 'Got a Suitcase Got Regrets', 'Deliver Me' e 'Lord How Long'.

'Tom' inicia em Maio uma Tour pela Europa com seus eternos parceiros 'Oli Kraus' e 'Olli Cunninghan'.

'You only disappear ' (03)


...Os escoceses do grupo 'Travis' lançam dia 07/Maio seu 5º álbum 'The Boy With No Name', com ajuda do produtor 'Nigel Godrich'. No caso, 'o garoto sem nome' era como o vocalista 'Fran Healy' chamava seu filho recém nascido, hoje 'Clay'.
Em Janeiro a banda havia soltado a faixa 'Big Chair' e em seguida colocado 7 faixas no 'my Space'. A bela 'Closer' surge como primeiro single dia 23/Abril e antecipa o que muitos desejavam, o 'Travis' lança um disco muito mais na fórmula do 'bombástico' 'The Man Who' (99) , do eterno hit 'Why Does It Always Rain On Me?', do que seu último de quatro anos atrás '12 Memories' (03).

'Coldplay', 'Keane' e 'Aqualung' que se preparem, o novo do 'Travis' é daqueles discos que te pega por inteiro, da primeira '3 Times And You Lose' à faixa econdida, logo após 'New Amsterdam', 'Sailing Away'. E tem ainda o bônus 'Under The Moonlight' com participação da vocalista 'K T Tunstall'.

Logo após sua apresentação na segunda noite do Festival 'Coachella', dia 28/Abril, na Califórnia - única banda das três citadas acima representando o 'Britpop' - o 'Travis' inicia a tour Britânica para divulgação do novo álbum.

'Battleships', tratando de 'relacionamento'; 'My Eyes', de 'filhos'... 'Closer', 'One Night', 'Out In Space'... Pop de Primeira! Discão!

Battleships
Closer


...Por falar no 'Aqualung' mês passado saiu o segundo álbum, 'Memory Man'. A banda de um homem só 'Matt Hales', com a eterna colaboração de sua esposa 'Kim Oliver' e do irmão 'Ben Hales' surpreendeu com um trabalho forte, com mais guitarras, coros, uma sonoridade diferente do disco de estréia em 2004, 'Strange And Beautiful' (Estréia entre aspas, o disco era a reunião de dois discos lançados no Reino Unido 'Aqualung' (02) e 'Still Life' (03), para o mercado americano).

O primeiro single foi a 'Radioheadiana' (!) 'Pressure Suit'. Mas o disco, nem tão estranho, mas definitivamente belo, parece ser dividido meio a meio com canções vigorosas, com guitarras presentes, como em 'Cinderella', 'Something To Believe' e baladas sofisticadas como 'Glimmer', 'The Lake' e... 'Garden of Love', que traz a participação especialíssima de uma das vozes mais belas do Rock, 'Paul Buchanan' ('The Blue Nile').

Na memória desse homem deve existir muitas lembranças, certamente, do 'Verve' ao 'Coldplay', do 'U2' ao 'Radiohead', mas 'Matt' conseguiu dar mais expansão ao seu som e fez um trabalho realmente expressivo e não apenas mais um à sombra dos grandes.
O 'Aqualung' está em tour pelos 'States' até final de Maio. Em Junho é a vez do Japão.

Pressure Suit


'Well enough of these final nothings
There's no time to reconsider

So love was not the answer but maybe
I misunderstood the question

Because it must
be somewhere
I read it somewhere

There's always someway'(Matt Hales - 'Black Hole')

THE END