segunda-feira, maio 21, 2007

Four Women


(Para as 'Mulheres em Vanguarda')



...A canadense 'Feist' lançou seu terceiro álbum de estúdio, o aprimorado 'The Reminder'. Distante do primeiro 'Monarch'/99 e de suas aventuras com o grupo 'Broken Social Scene'. Próximo a sua participação apaixonante no álbum de 2004 do grupo norueguês 'Kings Of Convenience', mais próximo ainda ao ecletismo de seu trabalho de três anos atrás, o forte 'Let It Die'. 'Feist' passeia por estilos com tamanha desenvoltura e encantamento, e ainda é dona de uma voz que a difere da maioria da cena indie. Abre o disco com uma levada 'Bossa' em 'So Sorry', mas tem em 'My Moon My Man', uma das mais fortes em um trabalho mais intimista, seu primeiro single. Às vezes soando doce como na canção folk, 'The Park'. Às vezes alegre como na faixa '1,2,3,4'. Mais alegre ainda na balançada 'Past In Present'. Inventiva na 'recriação' de um clássico da 'Nina Simone', 'Sea-Line Woman', aqui 'Sea Lion Woman'. Profunda na bela 'The Water'. Tocante na linda 'The Limit To Your love', assim como na intensa 'Honey Honey'. Um discão pra não esquecer mais.

The Limit to Your Love
The Park (live Kcrw/Maio-07)
So Sorry (live at the BBC)
The Limit to Your Love (live at the BBC)



...É, mas ser considerada a mais bela voz do Canadá, 'Feist' tem que disputar com a sensual 'Margo Timmins' do grupo 'Cowboy Junkies', e seus 22 anos de banda. O 'Cowboy' surgiu em 1985 em Toronto com os irmãos 'Margo', 'Michael' e 'Peter', mais um amigo 'Alan'. Lançaram o primeiro trabalho um ano depois, 'Whites Off Earth Now', que inclusive ganhou uma reedição especial final do ano passado. Mas foi com o trabalho 'The Trinity Session' gravado em apenas um dia, com um só microfone, numa igreja de 'Toronto' em Novembro/87 e lançado no ano de 1988 que a banda ficou conhecida por sua mistura delicada de blues, gospel, folk, não tão usual nos grupos da época.

Para comemorar os 20 anos do álbum 'The Trinity Session', o grupo fará uma apresentação em Londres, dia 10/Outubro, dentro do Evento 'All Tomorrow's Parties Festival - Don't Look Back', que apresenta performances de determinados discos na íntegra (o 'Sonic Youth' vai executar o 'Daydream Nation' em Agosto e o 'House Of Love', seu clássico primeiro trabalho, em Setembro).

Mas nem só 'Revivals'... Já são vários discos e este ano viu surgir mais um, o 11º de estúdio, 'At The End Of Paths Taken', com o mesmo som cativante de outrora. Arranjos sutis, cordas, teclados, efeitos... Talvez as cordas estejam mais presentes, ouvi menos a harmônica, mas o que dizer da forte levada de guitarra de 'Cutting Board Blues', com um solo rasgado e com 'Margo' fazendo a própria 'P.J.Harvey' pedir clemência. 'My Little Basquiat' (ótima guitarra também) e 'It Really Doesn't Matter Anyway' são as minhas preferidas, e ambas têm uma leve atmosfera meio trip hop. A faixa 'Follower 2' é outro ponto alto. Claro, não dá pra ficar comparando com o som do início, ou dos 90, nem dando ouvidos a críticas pouco verossímeis como a da 'Pitchfork', que vem se especializando em dar 'notinhas' baixas para provar ser 'modernosos' e 'diferentes'.
O quarteto encerra o álbum após o experimentalismo de 'Mountain' com 'My Only Guarantee' dizendo:

'Strange how things
Come about
Will I ever know
How things turn out
A bigger wish I've never known
A bigger question I'm trying to hone
My only guarantee: I will fuck you up'


Cowboy Junkies - The Post('Dinosaur Jr'. Cover)
Cowboy Junkies - Come Calling (live)





...Dez anos após lançar um álbum tributo a 'Ella Fitzgerald', 'Dear Ella'/97 (inexplicável não conter uma do 'Jobim'), 'Dee Dee Bridgewater' (para muitos, ao lado de 'Dianne Reeves', a melhor e mais completa cantora de Jazz da atualidade) lançou o álbum 'Red Earth - A Malian Journey'. Após fazer um disco voltado ao cancioneiro francês, 'J'ai Deux amours'/05, com clássicos eternos como 'Avec Le Temps' (do anarquista 'Léo Ferré'), 'La Mer', 'Ne Me Quitte Pas'...'Dee' explora a musicalidade do 'Mali', em canções como 'Bambo' ('No More'), canção de forte mensagem política e social que nos anos 60 levou o governo do Mali a abolir os casamentos forçados, ou no dueto com 'Oumou Sangaré' em 'Djarabi' ('Oh My Love'). Ainda presta uma bela homenagem a 'Nina Simone' cantando 'Four Women'.




...Tenho citado tanto a 'Nina Simone' ultimamente, deve ser a lembrança de que cinquenta anos atrás, 1957, com 24 anos, ela estava a gravar seu primeiro disco, o antológico 'Little Girl Blue', com clássicos do calibre de 'I Loves You Porgy', 'Mood Indigo', 'Don't Smoke In Bed', 'He Needs Me' e seu maior hit 'My Baby Just Cares For Me'. Disco que tornaria a jovem 'Nina Simone' conhecida e reconhecida como uma grande pianista, cantora de voz única e compositora respeitada. O disco, apesar de Clássico, foi uma dor de cabeça pra 'Nina' que perdeu milhões com uma resolução precipitada de vender barato os direitos das canções para a gravadora 'Bethlehem'.
Abril passado, mais precisamente dia 21, fez 4 anos que a Diva de gênio difícil, 'Alta Sacerdotisa do Soul', Doutora, sim, 'Honorary Doctor in Musicology and Humanities', nos deixou, aos 70 anos de idade.

Ainda sem diretor, mas com roteiro pronto, um filme sobre a vida de 'Nina' deverá ser rodado por estes anos (?) e o papel ficará a cargo da cantora de R&B 'Mary J Blige'.

Boa pedida é o DVD com uma das 4 apresentações de 'Nina' no Festival em 'Montreux', 1976.


Nina Simone - Little Girl Blue
Mr. Bojangles
Sinnerman


VÍDEOS

For All We Know(61)

Four Women (Fest Jazz Antibes/65)
My Baby Just Cares For Me (Live Montreux/Anos 80)

Mais 2 momentos memoráveis.:

For A While
If I Knew


"Conto apenas o que vi, não o que vejo (não sei repetir)"
(Clarice Lispector)

2 Comments:

em 11:37 PM, maio 22, 2007, Blogger Luciene Danvie disse

Nossa quanta informação boa, quanta música boa, quantas mulheres lindas!!
Acho q vou cancelar a Bravo e ficar me atualizando pelo seu blog!! Rs!

Abraço cheio de saudade!

Lu

 
em 7:24 PM, maio 25, 2007, Anonymous Anônimo disse

Denim, saudade de tu, menino! Adorei suas aluadices, que são muito saudáveis! Adorei sua página! Para mim é o melhor blog de música que já li!!! beijos, gato. Entra na minha coluna http://www.cnagitos.com/memoria.htm
Maria Maria

 

Postar um comentário

<< Home

THE END