segunda-feira, maio 07, 2007

Rufus... 'Release The Stars'

"I'm going to a town that has already been burnt down
I'm going to a place that has already been disgraced
I'm gonna see some folks who have already been let down
I'm so tired of America".


Ele tem uma das vozes mais bonitas da nova geração do pop. Ele canta suave, pronunciando as palavras como se as abarcassem carinhosamente, extendendo sílabas com um fôlego quase 'operístico'. Canadense/Norte-americano, filho do cantor 'Loudon Wainwright III', irmão da cantora 'Martha Wainwright', 'Rufus Wainwright' lança seu 5º e tão aguardado álbum 'Release The Stars'.
A música de trabalho é uma das mais belas do disco e de seu repertório, 'Going To A Town', bem na linha da inestimável 'Poses', do álbum de mesmo nome de 2001.
O piano, claro, se sobressae aos demais instrumentos como na faixa 'Leaving For Paris nº2' que já fazia parte do repertório dos shows e até então não havia sido gravada. Mas estão aí os arranjos de cordas ('Nobody's of the Hook'); de orquestra ('Do I Disappoint You?'); coro na faixa título 'Release The Stars'; citações do 'Fantasma da Ópera' na balançada 'Between My Legs'; humor na história do seu encontro com o vocalista do 'Killers', 'Brandon Flowers', em 'Tulsa'; lamento na balada 'Not Ready To Love'...

Três anos após o belo 'Want Two', talvez o novo álbum pareça irregular, com a predominância de instrumentos muitas vezes encobrindo os pontos altos de 'Rufus', voz e letras. Para quem se dedicou a reviver o célebre repertório de 'Judy Garland' ano passado, era de se esperar algo mais contundente a primeira vista, algo repleto de emoção, como o single 'Going To A Town', que não indica o caminho das águas. Talvez, ainda, o próprio 'Rufus', que produziu o disco, mesmo com a ajuda do produtor 'Neil Tenant' ('Pet Shop Boys'), já sentisse que seu novo trabalho 'Release the Stars', a ser lançado próximo dia 15/Maio, provocasse algumas celeumas, tanto que abre o disco com uma canção/pergunta 'Do I Disappoint You?'... Bem...

Esta semana 'Rufus' se encontra na Inglaterra para divulgação do trabalho pelas rádios e televisões da ilha. Próxima semana, shows.

Aqui uma apresentação na Rádio KCRW dia 1º/Maio com banda.

"Do I disappoint you, in just being human?
(...)
'Cause, baby, no, you can't see inside
No, baby, no, you can't see my soul
Do I disappoint you?"

Going To a Town
Not Ready to Love

Vibrate (2003)

THE END