segunda-feira, maio 07, 2007

"Tin soldiers and Nixon coming,
We're finally on our own.
This summer I hear the drumming,
Four dead in Ohio."



...Semana passada uma data foi lembrada por muitos. Os 37 anos do assassinato de 4 estudantes que participavam de uma manifestação pacífica contra a guerra do Vietnam, pela polícia, no Campus Universitário de 'Kent State', no estado de 'Ohio'.
Os 4 primeiros dias desse Maio de 1970, acabariam por modificar a opinião pública em relação a guerra e o início propriamente dito para o seu término.

O acontecimento produziu também uma das músicas mais viscerais de Protesto, escrita por 'Neil Young' e gravada pelo quarteto 'Crosby, Stills, Nash & Young': 'OHIO'.

Aqui lê-se mais sobre o tema.


Falando de 'Neil', que desde Setembro do ano passado vem soltando parte do 'Box Archives', promete para o segundo semestre a 'primeira parte' 'Archives - 1963/1971', composto de 8 Cds e 2 Dvds, fase que vai do 'Squires', passando pelos grupos 'Buffalo Springfield' e 'Crosby, Stills, Nash & Young', até o início de sua carreira solo e gravação do primeiro álbum.
Primeiro foi o 'Live At Filmore East/70' , lançado em Set/06. Agora em Março soltou o líndíssimo show gravado em Toronto, 'Live At Massey Hall/71' (velho conhecido do mundo dos Bootlegs em vinil duplo), versão Cd com Dvd, em que apresenta parte do material que iria compôr o álbum 'Harvest', em interpretações inspiradíssimas. Aliás o produtor 'David Briggs' queria que esse show fosse lançado na época logo após o álbum 'After The Gold Rush' e antes do 'Harvest', o que 'Neil' muito encantado com a produção, orquestra e tudo mais, preferiu abortá-lo.
'Massey Hall' contêm outras tantas preciosidades que seriam lançadas posteriormente em outros discos do artista, como a tocante (e essa versão mais ainda) 'Love In Mind' do 'Time Fades Away'.

Neil Young - Down By The River

Aqui um pequeno, mas deleitável, trailer do que virá por Setembro/Outubro, como previsto.

Via 'Captain Dead' algumas músicas gravadas em 1972 na BBC.

out on the weekend
dont let it bring you down
love in mind

...Ah, e depois de anos de 'Backing-Vocals', a esposa de 'Neil', 'Pegi Young' gravou um disco só seu. Bem, nem tão só seu assim. O marido toca em todas as faixas. O primeiro solo de 'Pegi' será lançado dia 12 de Junho.

THE END