segunda-feira, junho 18, 2007

Memória Quase Cheia


"When I get older,
losing my hair,
many years from now.
Will you still be sending me a Valentine,
birthday greetings, bottle of wine?


If I've been out

till quarter to three,
would you lock the door?
Will you still need me,

will you still feed me,
when I'm sixty-four?"
(Beatles - 1967)


...Não mais um homem de 64 anos.

Sir 'Paul McCartney' - 18.06.1942

...E pra comemorar, 'Paul' lançou seu 21º álbum solo, 'Memory Almost Full'. Disco iniciado em 2003 e posto de lado para lançar o belo 'Chaos And Creation In The Backyard' em 2005. Confesso, 9 anos após a morte de 'Linda McCartney', esse trabalho se assemelha bem mais ao som do 'Wings', anos 70, do que os últimos lançados por 'Paul' na ausência da companheira e 'Backing Vocals'. Aí talvez resida essa 'semelhança', os 'backing' nunca estiveram tão próximos aos da época de 'Linda'.



'Paul' tocando bandolim na faixa de abertura - e também primeiro vídeo -, 'Dance Tonight', é lembrar de imediato o primeiro solo 'McCartney'/70.
'See You Sunshine', 'Vintage Clothes', músicas que ressaltam essa proximidade com o som do 'Wings', assim como em 'Only Mama Knows', que depois de seu início com Cordas, entra num rock vigoroso, nos moldes de 'Jet'/73, ou de 'Beware My Love'/76, bem 'Rock Arena' e é um ótimo momento do disco.
'Gratitude' é outra pérola que vem num clima mais gospel, lembrando 'Call Me Back Again' do disco 'Venus And Mars', 75, com... 'Wings'.

"Well, I was lonely, I was living with a memory
But my cold and lonely nights ended when you sheltered me
Loved by you, I was loved by you
I wanna show my gratitude"

Em 'Feet In The Clouds', mais ousado, 'Paul' cria um lindo arranjo vocal, inclusive com a utilização de um 'vocoder'. Quando você pensa que o velhinho já está com a 'Memória Quase Cheia', sobra espaço para a bela 'House Of Wax', com 'Paul' cantando muito, com direito a piano, solos de guitarra, coro lembrando... ah, 'num' vou mais falar.

E o álbum todo vai assim, se embrenhando pelas tantas fases do artista, um verdadeiro repasse pelo passado.

'End Of The End' é tocante, curtinha, poética e 'Paul' fala:

“No fim do fim/É o começo de uma jornada/Para um lugar melhor/E isso não é ruim/Um lugar tão melhor/Deve ser especial/Não precisa ser triste/No dia em que eu morrer/Gostaria de piadas sendo contadas/E histórias da velhice sendo enroladas como tapetes/Nos quais crianças brincaram/E amarrotaram enquanto ouviam velhas histórias.

"On the day that I die I'd like bells to be rung
And songs that were sung to be hung out like blankets
That lovers have played on
And laid on while listening to songs that were sung"
('End Of The End')


...Ah, e os 'Beatles'?! Sim, sim... pitadas dos '4
Fabs' nas orquestrações de 'Mr. Bellamy' e principalmente na pequena faixa que encerra o álbum, 'Nod Your Head', com ares de 'Sgt. Peppers' e 'Helter Skelter'.

Paul McCartney - Only Mama Knows
Paul McCartney - Vintage Clothes

Paul McCartney - Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band (Live/89)
Paul McCartney & Wings - Call Me Back Again (75)


'Paul', já em ritmo de Tour, se apresentou dia 13/Junho para um público de 700 convidados em New York. No repertório, meia dúzia do novo 'Memory Almost Full', uma dúzia de 'Beatles' ('I've Got A Feeling' foi ressuscitada) e algumas do seu repertório. A banda é a mesma da turnê do disco 'Driving Rain'.

Veja 'Aqui' trechos desse evento.

O 'Aluado' já escreveu sobre sua paixão pelo 'Wings' 'Aqui'.

Paul McCartney & Wings - Letting Go/1975 (Vídeo)

THE END