sábado, junho 02, 2007

Alhures...

...A Texana 'Jana Hunter' se desprende do apadrinhamento com 'Devendra Banhart', lança seu segundo álbum, 'There's No Home', cai na estrada numa tour pelos States (dia 8/Junho abre para 'Bert Jansch' em 'Houston'), após retornar da Europa e já prepara um novo EP. E... tem uma voz bem particular do restante 'indie'(Myspace).

'A escrita emotiva e intuitiva é suportada por uma voz andrógina que tanto seduz como causa estranheza.' ('Má Fama')


Jana Hunter - Valkyries
Babies (ao vivo )



...Agora não tem como o talento de 'Glen Hansard' ser dividido por mais gente nesse planetinha. O irlandês que desde o início dos 90 vem aprontando com o grupo 'The Frames', reconhecidamente um dos melhores da 'ilha', e que já soltou pelo menos duas obras memoráveis, 'Fitzcarraldo'/95 e 'The Cost'/06 (o álbum de 2005, 'Burn The Maps' não fica atrás), pode ser visto agora na Tela Grande, no filme 'Once'.

Well... 'Glen' já tem jeito com o cinema antes mesmo dos 'Frames'. Lembra-se dos 'Commitments'? A história do escritor, também irlandês, 'Roddy Doyle', de uma turma de desempregados que decide montar um grupo de 'Soul Music'. O livro que foi escrito em 1987, foi filmado em 1991 pelo diretor 'Alan Parker' e trazia o jovem 'Glen' como um dos membros da banda.
Pois bem, ano passado 'Glen' lançou seu primeiro solo ao lado da pianista e cantora tcheca 'Markéta Irglová', o belíssimo álbum 'The Swell Season'. E, ao lado do amigo e ex-baixista dos 'Frames', o agora diretor e roteirista 'John Carney', fizeram uma viagem musical, ou como uns dizem, 'um álbum visual'.

'O filme conta a história de um cantor de rua na Irlanda. Ele conhece por acaso uma menina tcheca. Ela toca piano. Ficam amigos. Ela elogia a música dele. Ele se sente estimulado a seguir a carreira. Ele a estimula, também, a compor. Ele se apaixona por ela. Ela por ele? Ele tem uma ex-namorada que o deixou. Ela é casada, mas o marido mora longe, na República Tcheca. A história destes dois personagens sem nome é contada sem grandes arroubos. A idéia é transformar o espectador num observador da simplicidade da vida. A grande atração do filme são as músicas.' (Aqui)

Veja mais sobre o filme 'Aqui' . Trailer (Aqui).

Glen Hansard & Markéta Irglová - Falling Slowly
Say It To Me Now

E uma saudade... 'Mic Christopher' com 'Glen Hansard' em um bar tocando 'Fogtown' (Aqui)



...Outro que tem muita chance de ultrapassar as fronteiras de seu país e mostrar sua linda voz é o sueco 'Emil Svanangen', multi instrumentista que grava tudo em casa e solta com o nome de 'Loney, Dear'. Após lançar quatro álbuns na Suécia, (re) lança agora pelo selo americano 'Sub Pop', o 4º cd lançado em Agosto/05, 'Loney,Noir'.
Em Fevereiro passado 'Loney, Dear' fez uma premiere na Rádio Francesa 'Planet Claire' (Aqui).

Loney, Dear - I Fought The Battle Of Trinidad & Tobago
Loney, Dear - In With The Arms


Esta semana o 'Loney, Dear' se apresenta no Canadá e inicia uma curta temporada nos States. E, desejando, 'Aqui' se consegue o Download do álbum 'Loney, Noir'.


I Am John
No One Can Win




THE END