quinta-feira, maio 11, 2006

Harmonium





O Grupo surgiu em 'Quebec', Canadá, fazendo um som Folk cantado em francês. O trio formado por 'SERGE FIORI' (vocal/violão), 'MICHEL NORMANDEAU' (violão), e 'LOUIS VALOIS' (baixo) durou apenas 5 anos, de 1973 a 1978, e lançou 3 álbuns de estúdio. Do primeiro 'Harmonium', mais calcado no Folk, passando para o brilhante 'Si on avait besoin d'une cinquième saison' que enveredava mais no Rock Progressivo, chegando a 'L'Heptade', seu canto do cisne, onde eles exploraram mais o lado sinfônico, introduzindo instrumentos clássicos e 'melotron', confirmando assim todo o potencial da banda.

O porquê dessa banda ser tão desconhecida até mesmo dos fans de Rock Progressivo, eu não compreendo.

Popularíssimos na cena de 'Quebec', nos cafés e pequenos clubes, eis que em 1974 lançam seu debut 'Harmonium' , com dois violões, baixo e a voz suave de 'Fiori' beirando uma atmosfera melancólica com seu acento forte do francês local. O disco é essencialmente Folk. O que ocorreria também com o segundo trabalho, lançado um ano após, 1975, também sem bateria nem guitarra, mas com um teclado mais presente ao lado das flautas, 'Si on avait besoin d'une cinquième saison'. Com este disco o grupo dá adeus ao seu lado mais Folk e pastoril e com isso sofre mudanças: 'Fiori' tinha mais ambições musicais e com a saída de 'Normandeau' (ainda que assine as músicas do álbum vindouro) ele recruta 'Serge Locat' para os teclados, 'Pierre Daigneault' para flauta/sax, 'Denis Farmer' para a bateria, 'Monique Flauteux' para os vocais e 'Neil Chotem' para o piano e regência e gravam 'L'Heptade'.

O disco foi escrito na área rural de 'Quebec' e gravado na casa de 'Fiori'. Álbum duplo, dividido em 7 partes, tem seu conceito baseado nos 7 níveis da consciência. Pela primeira vez guitarra elétrica e bateria num disco sombrio e um tanto depressivo, mas com o mesmo senso de harmonia e melodia. 'Fiori' no auge de sua inspiração, consegue colocar em sua voz efeitos emocionais impressionantes. Foi lançado dia 16 de Novembro de 1976.

'Daigneault' também deixa o grupo sendo substituído por 'Libert Subirana' e o grupo faz sua primeira grande tour, indo tocar na Europa abrindo parte da excursão do 'Supertramp' em 77. O disco bate recorde de vendagem e o 'Harmonium' passa a ser também um enorme sucesso no Canadá 'inglês', culminando com o célebre show em 'Vancouver', vindo a se tornar no único registro ao vivo do grupo, 'Harmonium en tournée', lançado em 1980.

Em seguida o grupo implodiu com o ritmo frenético dos shows e sempre o conflito musical entre os membros.

Após a dissolução do grupo, 'Serge Fiori' gravou em dupla com 'Richard Séguin' o álbum 'Deux cents nuits à l'heure', contando com a maioria que gravou 'L'Heptade'. Em 1986 lança 'Fiori' e começa a trabalhar com trilhas para filmes. Entre 95/97 grava dois discos de mantras hindus.

'Michel Normandeau' lançou um disco solo em 1979, 'Joeur' e depois passou a trabalhar em estúdios.

'Louis Valois' casou-se com 'Monique Flauteux' (que dividiu o vocal no disco 'L'Heptade' com 'Fiori') e trabalha com pós produção sonora.

Vale ressaltar na existência do grupo 'Premier Ciel' (site e blog) que, autorizados por 'Fiori', executam músicas do "Harmonium" (site oficial).

Démo - Un refrain parmi tant d'autres
Démo - Pour un instant
Démo - Un musicien parmi tant d'autres

DONWLOAD

Harmonium - L'Heptade - disc 1


Harmonium - L'Heptade - disc 2

4 Comments:

em 6:34 PM, maio 13, 2006, Blogger Mirco disse

Oi Denis, eu tb nao conhecia essa banda e foi um boa surpesa, um "sound" requintado e solar, gostei sobretudo do aldo mais folk.
"Thanks for sharing"!

Abraoços

Mirco

 
em 6:35 PM, maio 13, 2006, Blogger Mirco disse

...do lado mais folk, queria dizer...

 
em 4:17 AM, junho 01, 2006, Anonymous Anônimo disse

Hi

As the l'Heptade album is available on CD in stores and as you seem to appreciate Harmonium's music, would you be kind enough to remove the free download of the album? It is depriving the band of its royalty income...

thanks

 
em 6:33 AM, junho 01, 2006, Blogger Denis disse

Meu caro anônimo, não acho necessário até porque o prazo do download irá expirar por estes dias e além do mais eu não encontro os discos do Harmonium nas lojas daqui. sorry & thanks.

 

Postar um comentário

<< Home

THE END