quarta-feira, agosto 23, 2006

90 Anos... Avec Le Temps

"Léo Ferré est incontestablement un écrivain majeur de notre époque. Est également un musicien talentueux."*

A grande força desse homem é de ter praticado, com igual desenvoltura, a escrita literária, a composição musical e a interpretação.
Nascido em 24 de Agosto de 1916 em Mônaco, aos 14 anos já descobria a palavra 'Anarquia' enquanto o século avançava duma guerra a outra.
Com o pensamento completamente livre e seu verbo absolutamente violento, sem concessões, inicia-se nos porões de Paris recitando poesias. Autodidata, estuda teoria da composição ensinado por 'Leonid Sabaniev' (imigrante russo). Nos anos 50 registra seu 1º disco e começa um longo entrosamento com programas radiofônicos. E nos famosos anos 60 marca o encontro com um trio que perduraria por 15 anos, ao lado de 'Maurice Frot' e 'Paul Kscastanier' (morto em 91 aos 56 anos). É dessa época sucessos como 'Y'en A Marre', 'Thank You Satan', 'Paname' e 'Pépée' (música dedicada a seu chipanzé de estimação).
Anos 70 'Léo Ferré' sofre uma campanha de infâmia por suas letras excessivamente fortes. Em 71 canta com o grupo 'Zoo', um meio termo entre ópera e o Rap atual. Consagra ainda os poetas, 'Rimbaud' num disco, dois a 'Baudelaire', um a 'Paul Verlaine', um a 'Louis Aragon' e outro a 'Apollinaire'.
A partir de 1982 passa a produzir e realizar seus próprios discos.
Desafeto para muitos, 'Léo Ferré' pode sim ser considerado como um dos grandes poetas franceses do século XX. Sua poesia atacava a todos, ao Papa em 'Monsieur Tout Blanc', aos Maoístas em 'Salute Beatniks' e em pleno Maio/68 grava o hino 'Les Anarchistes'.
Se era um revoltado, talvez a impressão se deva por ter sido ele um poeta, compositor do pensamento libertário.
Deixou-nos em pleno dia da França, 14 de Julho de 1993, aos 77 anos.

"Léo Ferré est un poète musicien ou un musicien poète, et la maîtrise parfaite de ces deux modes d'expression marque profondément sa création."* (Robert Hoville)

Talvez uma das canções mais queridas de 'Léo Ferré' seja a comovente 'Avec Le Temps', lançada em 73 no álbum 'La Vie D'artist', e regravada por diversos artistas e dos mais distintos, como 'Salif Keita'; a portuguesa 'Cristina Branco'; 'Josette Kalifa'... E a canadense 'Renée Claude' que gravou um álbum duplo em 94 inteiramente dedicado a 'Léo Ferré'. E, sinceramente, uma obra notável, 'Renée Claude chante Léo Ferré'.

Infelizmente o Brasil nunca descobriu esse grande artista, talvez um dos poucos a regravar (quem mais?) foi o escritor 'Paulo Freire' no disco 'Vida de Artista' com participações de 'Ná Ozzeti', 'Mônica Salmaso'... Taí, a 'Ná Ozzeti' bem que poderia fazer um tributo, ou quiça 'Cyda Moreira'? Talvez se não estivessem tão presas aos seus estilos, 'Elba Ramalho' ou 'Maria Bethânia' fariam bonito. Na voz masculina o sempre íntegro 'Ney Matogrosso'. Mas...

Avec le temps...
Avec le temps, va, tout s'en va.
(Com o tempo... com o tempo tudo se vai)

Aqui uma pequena amostra de canções de 'Léo'.

...Alors vraiment

Avec le temps on n'aime plus.
(Então, realmente, com o tempo não se ama mais)

THE END