quarta-feira, agosto 16, 2006

Forever Young

"Bob Dylan" começou cantando em grupos de Rock, imitando 'Little Richards' e 'Buddy Holly' até entrar para a Universidade de Mineápolis em 1959, quando voltou-se para a música Folk, impressionado com a obra musical do lendário cantor 'Woody Guthrie', a quem o visitou em Nova Iorque em 61. Em Setembro do mesmo ano recebe ótimas críticas do 'NYTimes' por suas perfomances no 'Gerde Folk City' (onde encontrou-se pela primeira vez com "Joan Baez"), e grava uma participação tocando harmônica no disco da cantora 'Carolyn Hester', então casada com 'Richard Fariña', e um dos principais nomes da cena na época. Nessa sessão o produtor 'John H. Hammond' fez o convite para 'Dylan' assinar contrato com a Columbia e em duas curtas tardes de 20 e 22 de Novembro ele havia gravado 17 canções (apenas duas de sua autoria) das quais 13 formariam seu 1º disco, 'Bob Dylan' (Março/62).
Com o segundo, 'The Freewheelin' Bob Dylan' (que traz na capa ele com sua namorada da época 'Suzie Rotolo'), ele estabelece a posição de compositor de primeira linha, marcando uma nova direção na composição moderna com 'Blowin in the Wind', 'Masters of War', 'A Hard Rain's a Gonna Fall' e 'Don't Think Twice'... Lançado em Maio/63, 'Dylan' passou a aparecer mais em público, inclusive sua primeira apresentação em Rede nacional no programa do 'Ed Sullivan Show', na CBS. Apresentou-se ainda com 'Joan Baez' no 'Monterey Folk Festival' e dias depois no 'Newport Folk Festival', quando iniciaram o namoro.
Em Agosto/1963 'Dylan' entra no estúdio para gravar seu 3º disco, 'The Times They Are-A Changin' (Janeiro/64), só concluindo-o em Outubro devido a uma breve turnê como convidado de 'Joan Baez'.

De certa forma foi 'Joan Baez', celebrada como a rainha do movimento Folk, que impulsionou a carreira de 'Dylan' na América e internacionalmente, não só gravando inúmeras canções dele em seus álbuns, como levando-o a se apresentar em seus shows.
Um bom momento registrado é o 'Forest Hills' de 17 de Agosto de 1963, quando 'Dylan' toca 'Blowin in the Wind' e uma música mais humorada, composta pelos dois e nunca gravada, 'Troubled and I Don't Know Why'.

Dá pra fazer o Download desse show, ainda que a última faixa esteja incompleta - nada que uma busca na net 'num' sane o problema -, aqui:

'Joan Baez and Dylan - Forest Hills, August 17, 1963'



Mais de 4 décadas depois... 'Joan Baez' continua na ativa, seu último trabalho de estúdio foi 'Dark Chords on a Big Guitar' (03) e seu último álbum lançado foi o ao vivo 'Bowery Songs' (05), gravado de uma perfomance em NY, 2004. Agora em Outubro inicia uma turnê por 20 cidades norte-americanas.

Já o 'Bob' está lançando dia 29/Agosto seu mais novo trabalho em 5 anos, 'Modern Times' e fazendo shows; amanhã se apresenta em 'Augusta-GA', 'States'.

THE END