terça-feira, outubro 24, 2006

Ah esses irlandeses !!!

"Nutridos e nutrientes cérebros ao meu redor: sob
lâmpadas incandescentes, pingentes com filamentos
pulsando desmaiados: e na escuridão de minha
mente uma preguiça do inframundo, relutando,
avessa à claridade, remexendo suas dobras
escamosas de dragão. Pensamento é o pensamento
de pensamento. Claridade tranquila. A alma é
de certo modo tudo que é: a alma é a forma das
formas. Tranquilidade súbita, vasta, candescente:
forma das formas."

('James Joyce' - Ulisses)




Terra do Mestre 'Van Morrison'; Terra dos saudosos 'Rory Gallagher' e 'Phil Lynott' ('Thin Lizzy'); Terra dos bem sucedidos 'U2', 'Sinead O'Connor'; Terra dos desbravadores 'The Undertones', 'The Boomtown Rats' de 'Bob Geldof', 'The Virgin Prunes' de 'Gavin Friday', 'The Pogues'. Não importa se é do Norte ou do Sul. Terra de 'My Bloody Valentine', 'Theraphy?', 'Ash', 'The Cramberries'... Uns até adotaram a Terra, 'Snow Patrol', 'The Waterboys'.


Terra de álbuns clássicos, desde 'Astral Weeks' de 'Van' nos anos 60, passando pelo 'Black Rose' do 'Thin Lizzy' nos anos 70, 'The Joshua Tree' do 'U2' nos anos 80, ao 'I Do Not Want What I Haven't Go' da 'Sinead' nos 90.


Mas esta década já tem um clássico irlandês, o álbum 'O' de 'Damien Rice', lançado em 2002, após deixar o grupo 'Juniper' (hoje, 'Bell X1').

'Damien'
retorna agora com seu segundo, e tão aguardado, álbum, '9', a ser lançado primeiro na Irlanda, dia 6 de Novembro. Dobradinha desse trovador nos clássicos da década?

Damien Rice - 9 Crimes



Um dos nomes mais consistentes da cena é o grupo 'The Frames' que lançou seu 6º álbum de estúdio mês passado, 'The Coast'. Formado no início dos anos 90 por 'Glen Hansard', outro grande trovador, a banda é uma das mais populares da Irlanda fazendo um pop-rock tingido de folk (!).
'Glen'
em Abril/06 lançou seu primeiro solo, o belo e melancólico 'The Swell Season', ao lado da pianista e vocalista tcheca 'Marketa Irglova', mais acompanhamento de cello e violino. Mas... atenção, em dias ensolarados opte pelo som do 'Frames'.

Aqui 'The Frames' numa bela versão para 'Buzzin Fly' de 'Tim Buckley', com direito a 'Grace', de 'jeff', no final.

The Frames - Bad Bone
The Frames - Dream Awake


Quem, infelizmente, não teve tempo para deixar mais registros foi um grande amigo de 'Glen Hansard', o saudoso 'Mic Christopher' (de vermelho com 'Glen' ). Apesar de 'Mic' ter nascido em New York, seus pais o levaram de volta para a Irlanda quando tinha então 3 anos.
No início da década de 90 quando 'Glen' formava o 'Frames', 'Mic' formava a banda 'The Mary Janes', que durou 9 anos e gravou dois discos.
Em 2001, após se recuperar de um grave acidente de moto, lança seu 1º EP solo 'Heyday' e sai em tour abrindo para 'The Waterboys'. Em 18 de Novembro do mesmo ano, após realizar seu set de abertura na Holanda, sofre outro grave acidente de moto que o deixa em coma por 11 dias. Morreu aos 32 anos.


Aqui um emocionante texto escrito por 'Glen' sobre o amigo.


Após o choque, seus amigos se reuniram para concluir o 1º disco que 'Mic' estava a trabalhar quando da tragédia. Finalizado por 'Karl Odlum' ('The Mary Janes') e 'David Odlum' ('The Frames'), teve a participação de vários músicos da cena irlandêsa.
Em Novembro de 2002, portanto um ano após, o álbum 'Skylarkin' era lançado numa grande celebração, contando com as presenças de 'Glen Hansard', 'Lisa Hannigan' (parceira de 'Damien Rice'), 'Gemma Hayes'...

Aqui 'Mic' em um vídeo póstumo para 'Listen Girl'.

E Aqui interpretando seu maior clássico, 'Heyday', música até hoje apresentada nos shows dos 'Frames' como uma eterna homenagem.


...Mas não dá pra encerrar o papo sem citar 'The Prayer Boat'. A começar pelo nome se referindo a um Festival que acontece na Índia, onde milhares de pessoas queimam incensos e velas, em pequenos barcos de bambu, e soltam a noite no Rio Ganges para carregar seus desejos e orações.

O grupo durou de 1987 a 2001 e lançou dois discos, 'Oceanic Feeling' (91) e o belíssimo, diria mesmo sensual, 'Polichinelle' (99), um álbum que brinca com a melancolia em declarações de amor e despedida. Impossível não sentir-se tocado por ele. Impossível não se emocionar com a maravilhosa voz de 'Emmett Tinley': clara, pura, da escola de um 'Jeff Buckley'.

Aqui 'The Prayer Boat' em ação na linda 'Dark Green'.

Polichinelle (MP3)
Saved (MP3)


Em Abril do ano passado 'Emmett' lançou seu 1º solo, 'Attic Faith', um álbum que durou três anos e meio para ser concluído, com gravações na Irlanda, Inglaterra, Dinamarca e 'States'. Teve produção de 'Victor Van Vugt' ('Nick Cave', 'P.J.Harvey') e o que eu falei para o 'Polichinelle' aí em cima, cabe direitinho pra esse. Suave, Frágil, doce... um tesouro ainda escondido.

Aqui vídeo de 'Snow Dome' de 'Emmett'.



'So here's my story, everything is for you
here's my pain
There's no glory in winning
Here's my new beginning...la la la'


('Emmet Tinley' - 'Saved')

THE END