segunda-feira, outubro 16, 2006

Archives I

...Em 1977, para comemorar uma década de carreira, 'Neil Young' lançou o triplo 'Decade', uma coletânea reunindo faixas de seus grupos 'Buffalo Springfield', 'Crosby, Stills, Nash & Young', de sua carreira solo e mais algumas faixas não editadas como 'Winterlong', 'Campaigner'...
Com um presentaço desse era de se esperar que a cada dez anos viesse algo a altura, mas que nada, somente agora, quase três décadas depois, 'Neil' começa a soltar seus 'Arquivos'. Esperava-se um Box Set com no mínimo uns 6 cds, mas o canadense, influenciado pela série de 'Bootlegs' do mestre 'Dylan', resolveu soltar aos poucos, bem 'aos pouquin' mesmo, começando com um trabalho já mutilado, 'Live At The Fillmore East', show gravado em Março de 1970, no famoso espaço de 'Bill Graham' em 'New York', mas contendo apenas a parte elétrica, sem o momento mais suave do show, a parte acústica. Claro que aqui a preciosidade desse arquivo é a presença de 'Danny Whitten' (foto) na guitarra. 'Danny', guitarrista do 'Crazy Horse' e compositor de uma das canções que marcaram os anos 70, 'I Don't Want To Talk About It', morreira de over dois anos depois desse show e foi o próprio a inspiração para a música 'The Needle And The Damage Done' e o álbum 'Tonight's The Night' de 'Neil Young'.

É sabido que 'Neil' sempre foi um artista de muitos projetos, de muitas gravações e 'jams'. Muitos dos quais eram abandonados pouco antes de ganhar certidão de nascimento. Daí a importância desses 'Archives'.

'Live At The Fillmore East' será lançado dia 14 de Novembro, e, segundo 'Neil', a partir de 2007 uma série de outros lançamentos virão, 'cronologicamente'.

E dias 21 e 22 deste, próximo final de semana portanto, acontece a vigéssima edição do Evento Beneficente 'Bridge School' que 'Neil Young' promove desde 1986 quando os artistas convidados foram: 'CSNY, Nils Lofgren, Don Henley, Tom Petty, Robin Williams e Bruce Springsteen'. Para a edição 2006 participarão: 'Pearl Jam, Brian Wilson, Foo Fighters, Dave Matthews, Death Cab For Cutie, Devendra Banhart' e outros...

Aqui tem para Download o ótimo show do ano passado no evento 'Bridge School' do quarteto 'Crosby, Stills, Nash & Young' e com participação da cantora 'Emmylou Harris' em duas músicas. Vale.

Mais precioso foi achar um raro show de 'Neil Young' de 1984 (ainda que a gravação seja regular) com a 'International Harvesters Band', da fase mais country com o trabalho 'Old Ways', a mesma fase de sua participação no 'Live Aid', Aqui.

Comes A Time
Too Far Gone
Razor Love

THE END