segunda-feira, outubro 23, 2006

God And Monsters

O guitarrista 'Gary Lucas' está lançando mais um álbum e dessa vez com o nome de um velho projeto seu 'God And Monsters'. 'Gary' tem uma dúzia de álbuns e inúmeras participações em discos dos mais diversos artistas.

'God And Monsters' era um projeto que 'Gary' tinha no início da década de 90. Na anterior participara da 'Magic Band' de 'Captain Beefheart' gravando dois discos. Depois lançou um primeiro solo 'Skeleton At The Feast', em 91 e daí passou a se dedicar ao grupo, que na época tinha 'Jeff Buckley' como vocalista. 'Jeff' decidiu sair para gravar o seminal 'Grace', que conta com duas canções co-escritas com 'Gary'.

Sem 'Jeff', o negócio é se arranjar com vários vocalistas, até mesmo a voz feminina de 'Margaret O'Hara', e em 92 lançar o poderoso álbum 'God And Monsters', um discão em que 'Gary' mostra do que é capaz com a guitarra (e também violão) em estilos variados: do folk, country, pós-punk, rap, até uma cover para 'Astronomy Domine', do 'Floyd'.

Depois do falecimento de 'Jeff', saiu em sua discografia o álbum 'Songs To no One 1991-1992', contendo justamente ensaios e apresentações dessa fase 'God And Monsters' pré 1º disco.

Não é de estranhar pois que essa nova reencarnação do 'God And Monsters' traga também um grande time. Para a gravação do álbum 'Comin Clean', 'Gary' contou com 'Billy Ficca' ('Television') e 'Jonathan Kane' ('Swans') na bateria; 'Ernie Brooks' ('Modern Lovers') no baixo e mais alguns convidados, entre eles 'Jerry Harrison' ('Talking Heads') na mixagem da faixa título.


Gary Lucas / Gods and Monsters - Fata Morgana
Gary Lucas / Gods and Monsters - Coming Clean






...Já que lembramos do sobrenome 'Buckley', a 'Rhino Records' relançou no início de Outubro, em versão remasterizada, o 'Best Of Tim Buckley', com 18 canções e que havia sido lançado em 83.

Existe ainda um projeto de restauração (e busca por preciosidades perdidas) de todo o catálogo do artista, morto em 1975, aos 28 anos.

Melhor ainda, e já com data agendada, é o lançamento do primeiro DVD oficial de 'Tim', 'My Fleeting House' previsto para Abril/2007, contendo 14 canções e entrevistas com 2 membros do seu grupo e com o biógrafo 'David Browne', que lançou o livro 'Dream Brother - Vida e Morte de Jeff & Tim'.

THE END