domingo, setembro 24, 2006


...Dia 03/Outubro 'Colin Meloy' e sua turma lança mais um álbum. O novo do 'Decemberists' chama-se 'The Crane Wife' e é baseado num conto trágico japonês. São 10 canções de umas 20 que o grupo havia gravado. Confesso que o trabalho me chamou mais atenção e gostei da investida prog na longa faixa de 12 minutos 'The Island' com um clima bem 'Jethro Tull'. Mas a batida Pop, os violões e a voz nasalada de 'Colin', continuam presente em todo o álbum.
Aqui, ao vivo no KCRW, 25 de Setembro, duas desse novo disco:

The Island
Crane Wife 1 & 2



...O prolífico 'Tom Waits' lança mais um trabalho em três décadas de intensa atividade. Se não bastasse, agora é a vez do álbum triplo 'Orphans - Brawlers, Bawlers and Bastards', contendo 54 canções e um livrinho de quase 100 páginas. Cada álbum tem uma cara, 'Brawlers' é mais blues, 'Bawlers' tem mais country, baladas e em 'Bastards' fica as faixas mais experimentais e as esquisitices de 'Tom'. Muitas das faixas foram feitas para trilha de cinema, colaborações com artistas de teatro e da literatura, mas pelo menos 30 são inéditas. Há ainda interpretações particularíssimas de artistas diversos com 'Ramones, Leadbelly, Sparklehorse, Charles Bukowski e Jack Kerouac'. O triplo 'Orphans' será lançado dia 21 de Novembro.

Bottom Of The World



...Talvez seu álbum mais forte dos últimos anos, diz a revista 'Q'. Assim o lendário músico inglês de Folk Music 'Bert Jansch' lançou dia 18 de Setembro o álbum 'The Black Swan', com produção de 'Noah Georgeson' (Joanna NewsomMilk-Eyed Mender, Devendra BanhartCripple Crow) e participações especias de 'Beth Orton' e de 'Devendra Banhart'. 'Bert' é um 'Hendrix' para o violão. Em seu 'Myspace' pode-se conferir algumas preciosidades que inspirou meio mundo de gente, de 'Nick Drake' a 'Jimmy Page' (que nunca lhe atribuiu os devidos créditos para a canção do 'Led', 'Black Mountain Side', cópia de 'Black Water Side'):

The Black Swan
Black Water Side



...O nome do grupo é comprido, "The Prayers And Tears Of Arthur Digby Sellers", mas, basicamente de um homem só, 'Perry Wright'. Com 2 álbuns já gravados, 'Parry' coloca em sua página (como já fizera antes), um EP para download contendo 5 faixas com raridades e B-Sides, inclusive uma música de 2001 chamada 'Jeff Buckley Moves To Memphis'.

Jeff Buckley Moves to Memphis (2001 Demo)
Concerning the End of the World

Mas impagável mesmo é esta versão para 'Michael Jackson':

billie jean (drunken bombast one take)


...Pôxa, como ouvi essa música, como eu adorava esses gritos, gemidos e sussurros! 20 anos do primeiro single do 'Sugarcubes', o primeiro grande nome da música islandesa e o surgimento de um dos nomes mais importantes da música pop, 'Bjork'. Parece que foi ontem, mas a música 'Birthday' tá de aniversário e será comemorado com uma única apresentação do grupo em 14 anos, dia 17 de Novembro. (Feliz 'Birthday' também para um amigo baiano e músico, 'Renato')

Birthday
Birthday (versão em islandês)

THE END