Jackson ?!
...Comenta-se que 'ele é o mais famoso cantor de Folk Music que ninguém ouviu falar'. Ara, nem tanto assim. 'Cohen', 'Tim Buckley', 'Lou Reed', 'Nick Cave', 'Counting Crows', todos beberam da fonte de "Jackson C. Frank". Antes mesmo, uma contemporânea já havia cantado e gravado músicas suas, 'Sandy Denny'. Antes mesmo, o tocante violão, a linda voz e a melancolia das composições de 'Jackson' influenciaram profundamente o músico 'Nick Drake', que em suas gravações caseiras em 'Tamworth-In-Arden' (66/67), e nos poucos espetáculos que executou, tocava 'Here Comes The Blues', 'Milk & Honey' e 'Blues Run The Game', certamente sua peça mais reverenciada. Até os inspiradores 'John Renbourn' e 'Bert Jansch' também gravara suas cançoes. 'Sandy Denny', que o conhecera quando estava prestes a fazer parte do seminal 'Fairport Convention' e lhe mostrava, embora toda insegura, os futuros clássicos 'Who Knows Where the Time Goes' e 'Fotheringay', que ainda estava compondo, escreveu uma canção para 'Jackson' assim como também o fez 'Roy Harper'.
Mas 'Jackson C. Frank' é daqueles artistas que veio para compor uma única, definitiva e inspiradora obra.
E assim, em 1965, aos 22 anos, e em apenas três horas de estúdio, gravou o disco 'Blues Run The Game', tornando-se de imediato um sucesso na Inglaterra e na Escócia.
O álbum teve a produção 'caseira' do conterrâneo Nova Iorquino, 'Paul Simon' que estava a passar um tempo respirando os ares do Folk Britânico, fazendo shows, lançando seu 1º solo 'Songbook' e fazendo amigos como a citada 'Sandy' e o cantor 'Al Stewart'.
É justamente de um comentário de 'Al' - que participara numa faixa -, anos depois, que dá pra sentir a atmosfera da gravação do disco de 'Jackson'. Diz ele que 'foi a sessão mais estranha em que participou. E que quando 'Paul Simon' dizia 'Ok' para 'Jackson', um silêncio de 2 a 3 minutos se instalava no estúdio, com ele parado, como se buscasse a canção dentro de si. E depois seu belo violão e uma comovente voz emergiam'.
Só que... 'Jackson' trazia um pesado trauma de infância, quando houve um incêndio em sua escola matando 18 colegas e deixando-o por meses num hospital (advindo daí o aprendizado do violão). Esse trauma, transformado em esquizofrenia e em inúmeras crises depressivas, o acompanhou pro resto da vida.
Após uma fase de shows em vários clubes de Londres, alguns na companhia de 'Paul Simon', e um relativo período de sucesso, 'Jackson' vê seu disco passar despercebido na América, donde resolve retornar em 1969 e morar nas redondezas de 'Woodstock', ficando por lá até a tragédia de perder um filho, o casamento e ser internado para tratamento.
70 foi uma década perdida, salvo algumas demos confeccionadas para a posteridade.
Em 1984 decide ir para New York em busca de 'Simon', no afã de retomar sua carreira. Mas ficou perambulando pelas ruas, vivendo entre esmolas e internações. Até que... um carinha chamado 'Jim Abbott', passeando por uma lojinha em 'Woodstock', encontra um disco de 'Al Stewart', 'The Year Of The Cat', com uma dedicatória na capa: 'Regards to Jackson. The blues run the game. Al'. Intrigado, ele ouviu do dono da loja que o disco pertencera a uma figura 'da rua'.
Passado um certo tempo, 'Abbott' falou para um amigo que se interessava por Folk Music se ele ouvira falar de 'Jackson C. Frank'. Aí foi o suficiente. Os dois conseguiram encontrar o dito cujo, tirá-lo das ruas e levá-lo para morar em 'Woodstock', não antes de ocorrer mais uma tragédia na vida de 'Jackson'. Atingido por um tiro vindo do 'nada', ficou cego do olho esquerdo. (Êta!).
'Jackson' ainda escreveu algumas canções e voltou lentamente a cantar e tocar violão. Até gravou algumas demos. Mas em Março de 1999, aos 55 anos, resolveu cerrar as cortinas.
Aqui uma das poucas e últimas entrevistas da figura. O Blog 'Dois Discos' lembra a homenagem na semelhança da capa do disco 'The Boatman's Call', um dos mais lindos de 'Nick Cave', com a do 'Blues Run The Game', de 'Jackson'.
Surrupiadas do 'LaBlog', algumas faixas:
Blues run the game
Milk and Honey
Here comes the blues
Nick Drake - Blues run the game
E no recém surgido Blog 'Grown so ugly' é possível fazer o Download do álbum.
2 Comments:
escrever todo mundo escreve mas so deolinda fala de musica he a vida dele PUTA QUE O PARIU EH O MELHOR BLOG DO BRASIL ALUADOOOOOOO
DIEGO SAVOIA
BAR E LANCHONETE MODELÃO
RUA ANTONIO SAES 261 CENTRO SJ CAMPOS DEOLINDA VAIIII LAAAAAAAA
ótimo blog, denis, obrigado pela citação do DOIS DISCOS.
:>)
e é claro que rou roubar o link para baixar o jackson.
Postar um comentário
<< Home