domingo, março 11, 2007

MarillioNews !

Entre os anos de 1981 a 1984, 'Steve Hogarth' foi tecladista e, eventualmente, vocalista do grupo 'The Europeans', gravando 3 discos. Até poderia ter seguido com a banda, já que fazia um relativo sucesso, mas saiu com o guitarrista 'Colin Woore' para juntos gravarem 'Dry Land' (87), com o nome de 'How We Live'. O trabalho, pouco promovido, quase fez 'Steve' desistir da carreira musical, até que seu editor sugeriu que ele enviasse uma fita para o 'Marillion', na época amargando a saída do vocalista 'Fish'. Aí não deu outra, os meninos ficaram impressionados com a voz de 'Steve', que já chegou na banda com uma tarefa difícil, reescrever as letras do novo disco, já que 'Fish' havia levado consigo algumas para seus dois primeiros solos. Algumas Demos desse material estão no disco bônus, na versão remasterizada, em 99, do álbum 'Clutching At Straws' de 87.


Do álbum 'Seasons End' (89) pra cá, foram 9 álbuns gravados com o 'Marillion', como o sombrio 'Brave' (94) , considerado como um dos melhores álbuns do progressivo dos anos 90 e conhecido como uma forte influência na concepção do 'Ok Computer', do 'Radiohead'; ou o último de estúdio, o maravilhoso 'Marbles' (04).


O 10º, com 'Steve' , 'Somewhere Else' (foto), será lançado dia 9 de Abril.
Aqui vídeo promocional da nova 'Most Toys'.


Uma edição limitada do DVD 'Bootleg Butlins', contendo o registro de duas apresentações realizadas em Março/05, (captada por apenas 3 câmeras) sendo uma no sábado, mais 'up' ('Smoke'); e a outra no domingo, mais introspectiva ('Mirrors'), lançadas em cds separados, ano passado, foi preparada especialmente para o evento 'Weekend 2007' em Fevereiro último.

O 'Fim de semana' aconteceu entre os dias 2 e 4 de Fevereiro, na Holanda. O primeiro dia a atração principal era a performance do álbum 'This Strange Engine' (97), mas o início foi dedicado a 5 novos temas do novo trabalho. O segundo dia foi dedicado a covers e canções raramente tocadas. Teve de tudo, 'Toxic' ('Britney Spears'), 'Hocus Pocus' ('Focus'), 'Bedshaped' ('Keane') e uma bem humorada versão para 'Money, money, money' do 'Abba', com 'Steve' travestido da cantora 'Agnetha' (foto). E o terceiro e último dia para as músicas preferidas dos membros. Um 'Best of' do 'Marillion'.


Sem previsão para a nova tour vir para a América, nem do Norte, nem do Sul, o 'Marillion' cai na estrada dia 14/Abril, em Gibraltar, e segue até final de Julho. Pra variar, os shows da Holanda... 'sold out'.


You're Gone
Marbles I / Don't Hurt Yourself
Easter


'H', como é chamado 'Steve Hogarth' e que passou incógnito o reveillon no Rio de Janeiro este ano, também está lançando um DVD duplo, contendo o show de 'Sheffield', Março/2006, só ele no piano a executar músicas de todos os seus projetos e algumas preferidas como 'Hey Jude' e 'A Day in the Life', ('Beatles'); 'Fake Plastic Tree' ('Radiohead'); 'The Whole of the Moon' (Waterboys'), etc... 'H Natural' é o 3º trabalho que 'Steve' lança paralelamente ao 'Marillion'. O primeiro foi em 97 , 'Ice Cream Genius', como 'H'. O outro foi o duplo ao vivo 'Live Spirit:Live Body' (02) com um super grupo, 'H-Band', tendo nas guitarras 'Aziz Ibrahim' ('Stone Roses') e 'David Gregory' ('XTC'), além de 'Richard Barbieri' ('Porcupine Tree') nos 'synths'.


Aqui 'The Whole of the Moon/Spirit'.


...Well, pondo em dia 'Marillion' e Mr. 'H'. Digo que o primeiro baterista 'Mick Pointer' que só gravou o debut em 1983, continua no grupo 'Arena'. E que Mr. 'Fish', que lançou ano passado o DVD 'Return to Childhood', com os concertos de Nov/05, em Amsterdam, comemorando os 20 anos do álbum 'Misplaced Childhood', passará o ano excursionando. Uma das datas será 22/Julho no 'Night of the Prog Festival', na Alemanha, juntamente com os grupos 'IQ', 'Asia', 'Pendragon' e 'Jethro Tull'.


Aqui 'Fish' ao vivo na Holanda/2006.

sexta-feira, março 09, 2007

Just for a moment...

...O Sueco 'Jay Jay Johanson' lançou seu 8º trabalho (contando uma trilha e uma coletânea), 'The Long Term Physical Effects Are Not Yet Known'. Se nos dois discos anteriores, 'Rush' (05) e 'Antenna' (02), o artista se utilizou mais de elementos da disco (chegando a regravar 'Automatic Lover' de 'D.D.Jackson'), do hip hop, eletro, já nesse álbum de 2007 ele se aproxima bastante da atmosfera melancólica do arrebatador 'Poison' (2000). 'The Long Term' abre com 'She Doesn't Live Here Anymore', música que 'Jay' já vinha tocando em alguns shows. Você jura que a 'Beth Gibbons' vai entrar cantando, de tão 'parecidosa' com o som do 'Portishead', mas não a toa, o álbum 'Dummy' (94) foi decisivo para que 'Jay' encontrasse seu estilo e lançasse o elogiado 'Whiskey' em 1996. E o disco prossegue nessa mescla de Trip Hop com Jazz, de passagens delicadas envoltas num mundo de sintetizadores. Em 'Rocks in Pockets' você pode até sentir tentado em se mexer, sacudir um pouco as costas, mas duvido que não o faça com a bela 'As Good As Is Gets', swingada, mais Jazz do que Pop. E Tem, claro, o 'corta-pulso' 'Only For You'. No geral um lindo trabalho.

No 'My Space' 'Jay Jay' disponibilizou 3 músicas do novo álbum.



...Sempre chegado a fazer ótimas versões, 'Bryan Ferry' lançou este mês um álbum dedicado a 'Bob Dylan', de quem já havia gravado algumas vezes, uma delas 'A Hard Rain's Gonna Fall', em 73, no seu 1º disco solo, 'These Foolish Things', só de 'covers'. E mais duas músicas no álbum 'Frantic', em 2002.
'Dylanesque' tem como primeiro single 'The Times They're a Changin', que juntamente com 'Just Like Tom Thumbs' e 'Simple Twist of Fate' me pareceram as 'salvadoras'. O tributo Tem participações de 'Brian Eno' e de 'Robin Trower'.
'Bryan' executa alguns shows na Europa para divulgação do trabalho e deixa prometido um de inéditas com o 'Roxy Music' para 200...8.



...Após 15 anos, o trio 'Genesis', leia-se 'Phill Colins', 'Mike Rutheford' e Tony Banks', está de volta para uma Tour. É sabido que a tentativa era reunir a formação clássica, mas 'Peter Gabriel' alegou outros afazeres, como o sucessor para o lindo álbum 'Up', de 2002. Sem 'Gabriel', o guitarrista 'Steve Hackett' também não aceitou o convite, prefere divulgar seu último disco lançado em Setembro do ano passado 'Wild Orchids' e continuar com as reedições remasterizadas de sua obra.
A Tour 'Turn It On Again' passa pela Europa, Canadá e States. Por enquanto sem previsão de material novo.


...Quando 'Collins' decidiu sair do 'Genesis' em 1991 para se dedicar a uma bem sucedida carreira solo, 'Tony' e 'Mike' não se deram por vencido. Após um longo período de busca para o difícil cargo de ser o terceiro vocalista do grupo, em 97 era lançado 'Calling All Stations', que apesar do fracasso comercial, é um bom trabalho e elevava o nome 'Ray Wilson' para um público bem maior. O Genesis parou após a tour de 'Calling' e 'Ray Wilson' partiu pra soltar sua bela voz numa discreta, mas decente, carreira solo. Antes do 'Genesis' o menino tinha um grupo tendendo para o 'grunge' chamado 'Stiltskin' e já havia lançado um álbum 'Mind's Eye' (94). Pós 'Genesis' lançou dois de estúdio e dois ao vivo. Ano passado ele refez a banda 'Stiltskin', com novos membros e lançou o disco 'She'. Veja Aqui um momento de descontração da nova tour.



...Dia 1º Maio 'Tori Amos' lança seu novo trabalho 'American Doll Posse' e inicia uma turnê mundial, dia 28/Maio, em Roma.



...E a sexagenária, agora já 'empossada' no 'Rock and Roll Hall of Fame', 'Patti Smith', lança em Abril um álbum só de releituras, tanto de suas influências quanto, principalmente, de suas músicas preferidas. Aí tem "Everybody Wants To Rule The World" do 'Tears For Fears' e "Helpless" de 'Neil Young'. Tem 'Beatles', 'Nirvana', 'Doors'... O álbum chama-se 'Twelve', mas bem poderia ser 'Thirteen'... é que faltou 'Jeff Buckley', que além de ser um saudoso amigo, ela já o tinha cantado em tempos de outrora.
Aqui, umas versões, também de outrora, para 'The Who' e 'Hendrix'.

My Generation
Hey Joe



...Mais de duas décadas de existência, o 'Simply Red' lança dia 12/Março seu 10º álbum de estúdio, 'Stay'. O primeiro single foi a dançante 'Oh! What A Girl'. A aposta agora é na mais tranquila 'So Not Over You'. O último trabalho de 'Mick Hucknall' & Cia havia sido 'Home', em 2003. Entre os dois discos, o belo 'Simplified' (05) em que a turma refaz alguns arranjos, faz nova roupagem para os grandes êxitos da banda e serve de repertório para o DVD 'Cuba'.
'Mick' continua sendo uma das vozes mais bonitas do Pop, e agora prefere a serenidade aos gritos rasgados do início. Cantando em tons mais suaves, despeja toda sua sensualidade num disco mais básico, sem a insistência de teclados excessivos. 'Good Times Have Done Me' tem ares de 'Steve Miller' e sua banda, década de 70. É sensível o quanto guitarra e sax ganharam destaque neste trabalho. Com a cover para 'Debris', da fase áurea do 'Faces', o 'Simply Red' homenageia magnificamente uma década sem 'Ronnie Lane', (falecido em Junho/97).
Well... Sou suspeito em falar do 'Simply', mas achei 'Stay' um lindo disco em sua discografia.


...E já que o 'Ronnie Lane' foi citado, vale registrar que final do ano passado foi lançado uma coletânea 'Just For A Moment', com músicas de sua fase solo 72/80, bem como um DVD do documentário 'The Passing Show - The Life And Music of Ronnie Lane'.
Veja Aqui 'Ronnie Lane' em 1974 interpretando 'Debris'.

E o 'The Faces', 72, com 'Rod Stewart' numa versão avassaladora para 'Maybe I'm Amazed' de 'Paul McCartney Aqui.

segunda-feira, março 05, 2007

44 anos sem a voz de 'Patsy Cline'


"The great Patsy Cline…she made Country Music hip and cool." - Marianne Faithful


Em 3 de Março de 1963, a artista country 'Patsy Cline' se apresentou pela última vez em um show beneficente, em Kansas, numa homenagem ao DJ 'Cactus Jack Call', recém falecido em acidente de carro.
Dia 05, o avião que levaria a estrela maior do country, e a primeira desse estilo a ser reconhecida como artista Pop, a Nashville, caiu matando 'Patsy', com então 31 anos, e mais outros músicos, 'Cowboy Copas' e 'Hawkshaw Hawkins', além de seu empresário que pilotava o avião, 'Randy Hughes'.
Com a cidade de Nashville chocada com as perdas, a comunidade country teve ainda outro duro golpe com a morte do cantor 'Jack Anglin', em acidente de carro a caminho do velório de 'Patsy Cline'.

Back In Baby's Arms

Derradeiras Aluadices...

Aos amigos e anônimos... Ando numa fase de novos planos, projetos, de mudança de região, de cidade e certamente ficará difícil em me dedicar com esmero, devoção, ao 'Aluado'. Por isso essa 'meio que' despedida silenciosa na ausência de atualizações, na falta de novas postagens em quase três meses decorridos...

E saindo assim de fininho, meio passado, em início de festa, sem protocolos... Derradeiras Aluadices!!!

Nem bem saído de 2006 e uma enxurrada de novos discos, de trabalhos interessantes, gritando na rede, suplicando que os baixemos (como disse meu velho 'Zhumar' em noite inspirada, 'agora nem santo baixa mais, faz download'); nem é necessário gostar, todo o direito ao desgosto, mas vale ouvir:




...Nascido em Beirute, Líbano, radicado em Londres, o jovem de 23 anos 'Mika' já se transformou na sensação musical de 2007 com seu debut 'Life In Cartoon Motion'.
Antes mesmo de lançar o álbum no início de Fevereiro, 'Mika' chegou ao 1º lugar de singles na Inglaterra com o delicioso hit 'Grace Kelly', segunda música a chegar ao topo apenas com Downloads (a primeira, 'Crazy' de 'Gnarls Barckley', em 2006).

Ouvindo-o pela primeira vez vem logo a lembrança de 'Freddie Mercury', talvez pelo uso incondicional do falsete, mas até 'Brian May' já o aprovou. Aí não tem como fazer ligações com 'Elton John', 'Prince', 'Bee Gees'... 'Beach Boys' com muito Disco, eletro, orquestrações.

O 'mimoso' aprendeu piano, composição e produção no 'Royal College of Music', em Londres e já vinha trabalhando em seu disco de estréia cerca de 5 anos. Críticas divididas, seu trabalho é diverso, excêntrico, contagiante, gay, uma festa! E é de se esperar que 'Mika' enverede por muitos caminhos ainda, se depender da faixa escondida 'Over My Shoulder', melancólica, tristonha, numa linha mais 'Rufus Wainwright', o melhor então é aguardar... dançando. (My Space).

Stuck in the Middle
Grace Kelly
Relax, Take It Easy



...Já o 'Rufus' lança seu quinto álbum 'Release The Stars' em 15/Maio, com produção sua e executiva de 'Neil Tennant', do 'Pet Shop Boys'.

Vale assistir Aqui uma apresentação para a clássica 'My Funny Valentine' no 'David Letterman' show.



...Menino, 'num' é que eles voltaram mesmo?! Quem viu a ap
resentação surpresa feita em um bar na cidade inglesa de Bristol, cidade natal da banda, sentiu-se como assistisse a descida de extraterrestres, segunda o 'Pitchfork'.
Os três membros do 'Portishead' subiran no palco, anunciaram o retorno, tocaram antigos sucessos e executaram novas músicas, tornando assim quase uma certeza de que o 3º álbum de estúdio, após uma década do último, seja enfim lançado.



...Mas com essa notícia minha surpresa foi até maior, o 'Squirrel Nut Zippers' (aquele grupo q
ue faz uma mistura de swing, Jazz, blues, big band anos 30), voltou a fazer shows mês passado (o que não acontecia desde 2000), com a bela voz de 'Katharine Walen' e todas as fantásticas bizarrices do multi instrumentista 'Jimbo Mathus'. Ausências de 'Tom Maxwell' e 'Ken Mosher', que ainda guardam ressentimentos do passado. O último trabalho do 'SNZ' foi em 1999 com 'Bedlam Ballroom'.

Low Down Man (cd 'Perennial Favorities' 98)
Prince Nez (cd 'Hot' 97)
Put A Lid On It (cd 'Hot' 97)


'Katharine Walen' ano passado soltou seu segundo disco solo 'Dirty Little Secret', não tão iluminado quanto a estréia em 99 com o belo 'Jazz Squad' e um repertório de clássicos com 'My Baby Just Cares For Me' e 'Deed I Do', mas tem uma voz cheia de charme e particularidade.

Follow
Dirty Little Secret


O 'James', ou 'Jimbo Mathus' já tem uma discografia solo mais extensa, lançou ano passado seu 7º álbum 'Old Scool hot Wings'.



E já que o papo está em família 'Squirrel', um dos membros auxiliares, que tocou violino no grupo, 'Andrew Bird' (foto) lança dia 20/Março seu 7º trabalho, 'Armchair Apocrypha'. Ano passado 'Andrew' já havia soltado um lindo disco, 'The
Mysterious Production of Eggs', mas esse... hum, sei não, tá difícil de tirá-lo do som. Pop-Rock elegante, sofisticado. Que dizer do balanço latino de 'Imitosis'? E como a voz de 'Andrew', muitas vezes frágil, contida, está suave, sensual, como na baladona 'Armchairs' e na faixa 'Simple X'. Sem falar nos assovios que permeiam todo o álbum.


Simple X
Fiery Crash
Heretics

THE END