quarta-feira, abril 25, 2007

Homenagem 'à trois'

(...) ' Look through time and find your rhyme
Tell us what you find

We will wait at your gate

Hoping like the blind.

Can you now recall all that you have known?

Will you never
fall
When the light has flown?

Tell me all that you may kno
w
Show me what you have to show

Won't you come and say

If you know the way to blue?'
('Way To Blue')


Dia 19 de Junho, dia do 'versário' de 59 anos do saudoso 'Nick Drake' será lançado o álbum 'Family Tree' contendo 28 faixas gravadas antes do primeiro álbum 'Five Leaves Left' (69). A maioria das gravações foram realizadas em um gravador caseiro na famosa casa de tijolos vermelhos de seus pais,'Far Leys', em 'Tanworth In Arden', Inglaterra. Outras 8 foram gravadas na sua temporada em 'Aix En Provence', na França. Duas faixas tem a mãe de 'Nick', 'Molly Drake' nos vocais, que também era compositora, pianista e violoncelista, e uma grande influência musical na breve vida de 'Nick'.
Tem ainda a voz da irmã 'Gabrielle' em 'All My Trials'. Tem 'Nick' tocando clarinete com seus tios em 'Mozart's Kegelstat Trio'. Tocando músicas tradicionais como 'Cocaine Blues', 'My Baby So Sweet'... Composições próprias 'They're Leaving Me Behind', 'Time Piece', 'Blossom'... Covers para 'Jackson C Frank' em três músicas (provavelmente uma das influências mais fortes na obra de 'Nick'), 'Milk And Honey', 'Here Come The Blues', ' Blues Run The Game'; para 'Bert Jansch' em 'Strolling Down The Highway'; para 'Bob Dylan' em 'Tomorrow Is A Long Time'...
Duas músicas, 'Way To Blue' e 'Day Is Done', que sairíam no debut, aparecem aqui com a ajuda do amigo 'Robert Kirby', quando ambos estudavam na Universidade de 'Cambridge' em 68.
Parte do material já era conhecido através de alguns bootlegs, como o italiano 'Tanworth In Arden' e o alemão 'The Complete Home Recordings'. Mas esse passeio pelo desabrochar musical de um artista que 'Family Tree' nos reserva, revitaliza uma obra sabidamente curta, mas tão instigante que quase 4 décadas depois chega a assombrar por sua vivacidade, por seu brilhantismo.
Na onda do cd 'Family Tree', que também será lançado em uma edição especial em vinil, sairá uma versão atualizada do 'Fruit Tree Box Set'; mais um livro; e o Dvd do sensível documentário 'A Skin Too Feel'.

Northern Sky
Way to Blue
Pink Moon

Denison Witmer - Northern Sky
Elton John - Way To Blue




...Dia 08/Maio o selo 'Kill Rock Stars' lança um duplo contendo 24 músicas gravadas entre 1994-1997 do também saudoso 'Elliot Smith', falecido em 2003, aos 34 anos de idade. As músicas são da fase dos três primeiros discos de 'Elliot' após desfazer o grupo 'Heatmiser' e iniciar uma respeitada carreira solo, se desvelando como um dos principais compositores de sua geração.
Maior parte das canções do cd 'New Moon' são das sessões de gravação do álbum 'Either/Or', de 97. Apenas três haviam sido lançadas em compilações. Há ainda uma suave versão para 'Thirteen' do 'Big Star'.

Um trabalho cru, sem experimentalismos, basicamente voz e violão, um pouco dessemelhante da fase seguinte 98/03 com os álbuns 'XO' e 'Figure 8'... e o inacabado 'From a Basement on the Hill', lançado postumamente em 2004.
Cada canção que 'Elliot' escreveu narra uma história íntima, um retrato da fina linha que sustenta a sanidade. Estão em suas composições os amores frustrados, dependência química, depressão, e se cavarmos mais na tentativa das causas de uma morte anunciada, é bem possível que encontremos o famigerado punhal cravado em seu peito, após dois golpes, numa madrugada de outono, em sua casa em Los Angeles.

'I don't know where
I'll go now
And I don't really care who follows me there

But ill burn every bridge that I cross

To find some beautiful place to get lost'
('Let's Get Lost')

Going Nowhere
Half Right
High Times




... Dia 22/Maio, para lembrar os 10 anos da morte de 'Jeff Buckley', a gravadora 'Columbia' lança dois registros do artista, uma coletânea 'So Real: Songs From Jeff Buckley', contendo músicas do único álbum 'Grace' (94), do Ep 'Live at Sin-é' (famoso espaço no 'East Vilage' em 'New York' que, infelizmente, encerrou suas atividades dia 02 de Abril deste ano) e do póstumo 'Sketches'. De destaque a cover para 'I Know It's Over' dos 'Smiths' e uma versão acústica para 'So Real' gravada no Japão.

O outro registro é visual. Após passar o ano de 2004 circulando no circuito internacional de cinema e arrecadar alguns prêmios, sai em Dvd o documentário 'Amazing Grace', com clips, entrevistas com amigos e familiares, e várias imagens de arquivo.

Fãs de todo o mundo começam a se preparar em alguns tributos para a celebração do evento.

'And the rain is falling and
I believe my time has come

It reminds me of the pain
I might leave behind...

Wait in the fire
And I feel them drown my name
So easy to know and forget with this kiss
I'm not afraid to go but it goes so slow...'
('Grace')


Mojo Pin
Grace
Hallelujah


Ouça/Veja Aqui 'Jeff' interpretando uma ária de 'Henry Purcell'.

sexta-feira, abril 20, 2007


7 anos após a surpreendente estréia com 'Tom McRae' (01), o inglês, de composições melancólicas comparadas a 'Drake', 'Dylan', e 'Buckley', com letras abordando amores perdidos e os horrores do mundo moderno, lança este mês seu quarto trabalho, 'Kings of Cards'.

Menos introspectivo do que seu debut, e bem menos sombrio do que seu segundo, e maravilhoso, álbum 'Just Like Blood' (03), 'Tom McRae' coloca um pouco mais de balanço em algumas faixas como 'Bright Lights' e 'Sound of the City'; mas as baladas, com a sua voz arrastada, sedutora, ora cantadas docemente, ora mais apelativas, continuam marca forte, como em 'Got a Suitcase Got Regrets', 'Deliver Me' e 'Lord How Long'.

'Tom' inicia em Maio uma Tour pela Europa com seus eternos parceiros 'Oli Kraus' e 'Olli Cunninghan'.

'You only disappear ' (03)


...Os escoceses do grupo 'Travis' lançam dia 07/Maio seu 5º álbum 'The Boy With No Name', com ajuda do produtor 'Nigel Godrich'. No caso, 'o garoto sem nome' era como o vocalista 'Fran Healy' chamava seu filho recém nascido, hoje 'Clay'.
Em Janeiro a banda havia soltado a faixa 'Big Chair' e em seguida colocado 7 faixas no 'my Space'. A bela 'Closer' surge como primeiro single dia 23/Abril e antecipa o que muitos desejavam, o 'Travis' lança um disco muito mais na fórmula do 'bombástico' 'The Man Who' (99) , do eterno hit 'Why Does It Always Rain On Me?', do que seu último de quatro anos atrás '12 Memories' (03).

'Coldplay', 'Keane' e 'Aqualung' que se preparem, o novo do 'Travis' é daqueles discos que te pega por inteiro, da primeira '3 Times And You Lose' à faixa econdida, logo após 'New Amsterdam', 'Sailing Away'. E tem ainda o bônus 'Under The Moonlight' com participação da vocalista 'K T Tunstall'.

Logo após sua apresentação na segunda noite do Festival 'Coachella', dia 28/Abril, na Califórnia - única banda das três citadas acima representando o 'Britpop' - o 'Travis' inicia a tour Britânica para divulgação do novo álbum.

'Battleships', tratando de 'relacionamento'; 'My Eyes', de 'filhos'... 'Closer', 'One Night', 'Out In Space'... Pop de Primeira! Discão!

Battleships
Closer


...Por falar no 'Aqualung' mês passado saiu o segundo álbum, 'Memory Man'. A banda de um homem só 'Matt Hales', com a eterna colaboração de sua esposa 'Kim Oliver' e do irmão 'Ben Hales' surpreendeu com um trabalho forte, com mais guitarras, coros, uma sonoridade diferente do disco de estréia em 2004, 'Strange And Beautiful' (Estréia entre aspas, o disco era a reunião de dois discos lançados no Reino Unido 'Aqualung' (02) e 'Still Life' (03), para o mercado americano).

O primeiro single foi a 'Radioheadiana' (!) 'Pressure Suit'. Mas o disco, nem tão estranho, mas definitivamente belo, parece ser dividido meio a meio com canções vigorosas, com guitarras presentes, como em 'Cinderella', 'Something To Believe' e baladas sofisticadas como 'Glimmer', 'The Lake' e... 'Garden of Love', que traz a participação especialíssima de uma das vozes mais belas do Rock, 'Paul Buchanan' ('The Blue Nile').

Na memória desse homem deve existir muitas lembranças, certamente, do 'Verve' ao 'Coldplay', do 'U2' ao 'Radiohead', mas 'Matt' conseguiu dar mais expansão ao seu som e fez um trabalho realmente expressivo e não apenas mais um à sombra dos grandes.
O 'Aqualung' está em tour pelos 'States' até final de Maio. Em Junho é a vez do Japão.

Pressure Suit


'Well enough of these final nothings
There's no time to reconsider

So love was not the answer but maybe
I misunderstood the question

Because it must
be somewhere
I read it somewhere

There's always someway'(Matt Hales - 'Black Hole')

Sobressaltos





"Assim por diante até se deter quando para seus ouvidos do fundo desde dentro oh que foi e aqui uma palavra perdida fosse para ter fim onde nunca até então. Descanso então antes de novo de não mais até até mais que talvez nunca de novo e então de novo fraco do fundo desde dentro oh que foi e aqui aquela palavra perdida de novo fosse para ter fim onde nunca até então. Em todo caso o que quer que fosse para ter fim e assim por diante já não estava ele em pé ali todo curvado e para seus ouvidos fraco do fundo desde dentro nova e de novo oh que foi algo e assim por diante já não estava ele até onde podia ver lá onde nunca até então? Pois como poderia mesmo alguém assim como ele ao se descobrir em tal lugar não tremer por se descobrir nele de novo o que não fizera nem tendo tremido procurar ajuda em vão no assim chamado pensamento de que tendo de algum modo saído dele então poderia de algum modo sair dele de novo o que também não fizera. Lá então todo esse tempo onde nunca até então e até onde podia ver em todas as direções quando levantava a cabeça e abria os olhos nenhum perigo ou esperança conforme o caso de jamais sair dali. Era então para ele agora prosseguir indiferente ora numa direção ora noutra ou por outro lado não mais se mexer conforme o caso isto é conforme aquela palavra perdida a qual se fosse para advertir como infeliz ou interdito por exemplo então claro que apesar de tudo um e se ao contrário então claro o outro isto é não mais se mexer. Tal e muito mais que tal o rebuliço em seu assim chamado juízo até nada sobrar do fundo desde dentro mas apenas sempre mais fraco oh ter fim. Não importa como não importa onde. Tempo e pesar e o assim chamado eu. Oh tudo ter fim."


Samuel Beckett 'Stirrings Still' ('Sobressaltos'/Trad. Ana Helena Souza)

THE END