sábado, julho 29, 2006





Vez por outra é bom lembrar de um nome... Inda mais um nome que desde criança já apontava como um prodígio, escrevia sua primeira canção aos 6 anos, e seu talento era sempre comparado ao do jovem 'Dylan', o cultuado 'Tom Rapp'.

Em pouco mais de 10 anos ele deixou sua marca de lirismo, acuidade política e filosófica, arranjos meticulosos em músicas envoltas em clima de psicodelia com folk com rock com uma noção surpreendente de tempo e espaço como num pacto místico.

Em 1965 o americano de Dakota, 'Tom Rapp' criou sua banda com alguns amigos de escola, 'Pearls Before Swine' e em 67 debutava com o álbum 'One Nation Underground' com ares de 'flower-power' e uma venda acima de 250 mil cópias. Mas foi com o segundo, 'Balaklava', 68, uma tapeçaria de texturas sonoras, letras fortes contra a guerra do Vietnam, que a figura erudita, centrada de 'Tom' foi reconhecida. É desse disco a linda cover para 'Suzanne' de 'Cohen'.
Mudando de gravadora o grupo lança em 69 'These Things Too' e em 70 'The Uses of Ashes', ambos belos e sofisticados. Em 71 'Tom' coloca mais dois álbuns no mercado, 'City Gold' e 'Beautiful Lies You Could Live In' e decide encerrar com o 'Pearls Before Swine'.
'Tom Rapp' lança seu primeiro solo em 72, 'Stardancer' e um ano depois após lançar 'Sunforest' resolve se afastar da cena musical e se dedicar a causa dos Direitos Civis. Foi preciso 25 anos para que ele retornasse e gravasse seu 'terceiro' solo em 99, 'A Journal of the Plague Year'.

Muitos reconhecem a importante influência do trabalho de 'Tom' em suas carreiras, como 'David Bowie', 'The Bevis Frond' e 'Damon & Naomi'. No cultuado Projeto 'This Mortal Coil' do selo 4AD, ele foi lembrado com a faixa 'The Jeweller' de seu 4º disco.

...Mas confesso que 'num' é difícil ser influenciado e/para bem com sua obra... Tente. Viagem sem volta!

Vincent Willem Van Gogh




30.Mar.1853 - 29.Julho.1890

"Creio cada vez mais que não se deve julgar o bom Deus por este mundo; é um projeto dele que não deu certo." (Van Gogh)

'Lampião'




"Madrugada de 28 de julho de 1938. O sol ainda não tinha nascido quando os estampidos ecoaram na Grota do Angico, na margem sergipana do Rio São Francisco. Depois de uma longa noite de tocaia, 48 soldados da polícia de Alagoas avançaram contra um bando de 35 cangaceiros. Apanhados de surpresa - muitos ainda dormiam -, os bandidos não tiveram chance. Combateram por apenas 15 minutos. Entre os onze mortos, o mais temido personagem que já cruzou os sertões do Nordeste: Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

Na tentativa de intimidar outros bandos e humilhar o rei do cangaço, Lampião, Maria Bonita e os outros nove integrantes do grupo mortos naquela madrugada foram decapitados e tiveram as cabeças expostas na escadaria da Prefeitura de Piranhas, em Alagoas (fotos aqui e aqui). Os que conseguiram escapar se renderam mais tarde ou se juntaram a Corisco, o Diabo Loiro, numa tentativa insana de vingança que durou mais dois anos, até a morte deste em Brotas de Macaúbas, na Bahia. Estava decretado o fim do cangaço."
(David Santos Júnior, aqui)


Lampião é odiado e idolatrado com igual intensidade, estando sua imagem viva no imaginário popular mesmo após quase 70 anos de sua morte. Sua influência nas artes - música, pintura, literatura e cinema - é impressionante. Talvez 'pras' bandas de cá do Sudeste/Sul do Brasil, 'Lampião' seja mais uma história atraente, uma minisérie (!)... Mas me acostumei desde criança a ouvir, com certa familiaridade, suas histórias lá pelo seridó do 'Rio Grande do Norte'. Lembro da saudosa Nalva (...e seus salgadinhos de domingo, hum!) dizendo com as mãos na cintura, num vestido de saia longa, "Eu era menina e quando falavam: - 'Lampião' tá vindo pra essas bandas; todo mundo se escondia e trancava as portas."

E a crença nordestina em cima de 'Pe. Cícero' faz com que esse seu contemporâneo, amigo e protegido, torne sua história mais vívida e presente, mesmo 68 anos após seu assassinato.


Vale visitar o site de 'Lampião' mantido por sua neta 'Vera Ferreira'. Vale assistir ao filme 'Baile Perfumado', com trilha de 'Chico Science', 'Fred Zero' (Mundo Livre) e 'Lúcio Maia' (Nação Zumbi). História sempre Vale...

quinta-feira, julho 27, 2006

A Trick of the Tail... 30 anos !



Angels never know its time
To close the book and gracefully decline,
The song has found a tale... ('Ripples')

...G
osto muito do "Genesis", mais daquela fase conhecida como 'a do Peter Gabriel' e fico a pensar o quanto deve ter sido difícil para o grupo, para os fãs, para a história da banda a saída de 'Peter' em 1975, 'a cabeça' do Genesis. Mas 'num' é que em 1976, após procurarem por um substituto para os vocais, eis que a banda resolve confirmar o baterista 'Phil Collins' para o cargo e lançam 'A Trick of The Tail', um álbum vigoroso, de produção impecável com todos os músicos dando seu máximo como numa resposta: 'Sobrevivemos e Bem'.
Longe de ser um trabalho 'comercial', possui faixas longas quase numa viagem conceitual. A voz de 'Phil', com uma certa similaridade a de 'Peter',só abrilhanta mais composições como 'Mad Man Moon', 'Ripples' (sublime), 'A Trick of The Tail' todas abarcadas por um 'Tony Banks' refinado nos teclados, assim como o 'Mike Rutherford' no baixo e um 'Steve Hackett' impossível, numa fase áurea na guitarra e violões, e solos tocantes.
Sobrou espaço pra dizer que 'Phil' não só emociona com 'suas vozes' mas dá um show naquilo que faz como poucos, a bateria.?

Alternando momentos delicados com outros mais agressivos, percebe-se o que o Genesis até então nunca havia se metido, uma batida 'jazz/fusion', mas bem sutil.
Muitos consideram 'A Trick of The Tail' o último grande álbum do Genesis, se bem que um ano depois eles lançariam o ótimo 'Wind And Wuthering', fariam uma tour mundial, que inclusive veio ao Brasil, e resultaria no álbum ao vivo 'Seconds Out'. Mas como já disseram uma vez, se 'Peter' era a cabeça, 'Hackett' era o coração do Genesis, e com sua saída...

(Dica: Neste Blog você encontra o show do Brasil para Download.)

quarta-feira, julho 26, 2006

...Vale muito dar uma espiada no blog 'I am a fuel, you are friends' trazendo faixas novas de 'Damien Rice' (que promete para Dezembro o tão aguardado segundo disco), umas raridades (e das boas!) de 'Jeff Buckley' e a fantástica história das 500 fitas encontradas dos 'Beatles', da sessão do 'Let it be', com mais de 200 covers, de 'Elvis' a 'Rod Stewart'... Surrupiadas de lá:

"Sand" (studio version) - Damien Rice
"Toffee Pop" (live) - Damien Rice

"I Know We Could Be So Happy Baby" (alternate version) - Jeff Buckley
"When The Levee Breaks" - Jeff Buckley
(Kansas Joe McCoy & Memphis Minnie cover, made popular by Led Zeppelin)

"Something" (demo) - The Beatles

(...)

...V
ale ouvir mais o som do 'Guillemots':

Through the Windowpane
Trains to Brazil
Made Up Love Song #43

...E Vale esperar Agosto (22) para 'Get Lonely' do grupo 'The Mountain Goats' e Setembro (18) para 'Meadow', oitavo trabalho de 'Richard Buckner', por ora:


The Mountain Goats - Get Lonely
The Mountain Goats - Song for Lonely Giants


Richard Buckner - Town




Em 2005 ele quebrou um jejum de 5 anos lançando o belo 'Fresh wine for the horses'. "Rob Dickinson" (sim, primo de 'Bruce Dickinson', do 'Iron Maiden') iniciava sua carreira solo após uma década e 5 álbuns com 'The Catherine Wheel'. Testando seu rebento em shows acústicos, lança agora 'Live and alone' e continua em tour com 'The Church'.


Oceans
Black Metallic
Heal


Catherine Wheel - Black Metallic [MP3]
Catherine Wheel - Heal 2 [
MP3]

I'm young and I love to be young,
I'm free and I love to be free,
To live my life the way I want,

To say and do whatever I please.
('Don't Change')

E... a propósito, Mr. Dickinson completou 41 aninhos domingo passado.

' O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel '
(Platão)

(...)



...De Londres o debut do grupo "Boy Kill Boy", 'Civilian'.

"Six Minutes"
"On and On"



...'Jacket full of danger' ("Tenho sentido o perigo ultimamente. Eu mesmo sou um homem muito perigoso"). Assim o novaiorquino "Adam Green" nomeia seu 4º álbum solo.

[MP3] "Party Line"
[MP3] "C-Birds"



...Segundo disco para os texanos do "Midlake", que gravam pelo selo 'Bella Union' do ex-Cocteau Twins, 'Simon Raymonde'. Ternura e tristeza em 'The Trials of Van Occuphanter'.

Ballon Maker
Roscoe



...Quem resolveu lançar seu primeiro solo foi o líder do grupo 'Manic Street Preachers' depois de uma carreira de mais de 15 anos, de sonhos, glórias e tragédias: "James Dean Bradfield" coloca no mercado 'The Great Western'; e... desconfie do primeiro single 'That's no way to tell a lie', ele não define o quanto o álbum tem a mostrar.

Say Hello To The Pope



...Esqueça um pouco da fúria do grupo 'Idlewild', seu vocalista, o escocês 'Roddy Woomble' lança um disco essencialmente Folk, 'My secret is my silence'.

Every Line Of A Long Moment



segunda-feira, julho 17, 2006






Billie Holiday - 07.Abril.1915 / 17.Julho.1959


Hush now, don't explain
Just say you'll remain
I'm glad your back, don't explain


Quiet, don't explain
What is there to gain

Skip that lipstick
Don't explain


You know that I love you

And what endures
All my thoughts of you
For I'm so completely yours

Cry to hear folks chatter
And I know you cheat

Right or wrong, don't matter
When you're with me, sweet

Hush now, don't explain
You're my joy and pain
My life's yours love
Don't explain

(Billie/Herzog Jr.)

quarta-feira, julho 12, 2006

Syd Barrett 1946 - 2006

("Remember when you were young, you shone like the sun.")

'If I mention your name turn around on a chain then the sky opens for you when we grew very tall when I saw you so small then I wanted to stay with you inside me I feel alone and unreal and the way you kiss will always be a very special thing to me...' ('Late Night' - Syd)

Pink Floyd - Astronomy Domine




'Não tenho bens de acontecimentos.
O que não sei fazer desconto nas palavras. Entesouro frases. Por exemplo: – Imagens são palavras que nos faltaram. – Poesia é a ocupação da palavra pela Imagem. – Poesia é a ocupação da Imagem pelo Ser. Ai frases de pensar! Pensar é uma pedreira. Estou sendo. Me acho em petição de lata (frase encontrada no lixo) Concluindo: há pessoas que se compõem de atos, ruídos, retratos. Outras de palavras. Poetas e tontos se compõem com palavras.'
(Manoel de Barros, de "O Guardador de Águas")




segunda-feira, julho 10, 2006

É Hoje



...O lançamento do primeiro álbum do grupo "Guillemots", 'Through the Window Pane' .

sexta-feira, julho 07, 2006


Ele chega ao 5º álbum em 6 anos mantendo sua fórmula de baladas melancólicas com outras melodias mais festivas. O inglês 'Ed Harcourt' tem 28 anos e a força dos grandes compositores. Com uma voz que parece ter sido lapidada pelos excessos e um piano comovente, ele brinca com o drama e o desespero em suas letras, ainda que viva uma fase mais suave após o casamento. A abertura do recém lançado 'The Beautiful Lie' com a faixa 'Whirlwind in D Minor' nos remete imediatamente ao bombástico disco de estréia em 2001, 'Here Be Monsters' (antes teve o ingênuo 'Maplewood' de apenas 6 músicas), vibrante, com experimentações inovadoras e elogiadíssimo debut (indicado ao Prêmio 'Mercury'). O mesmo com a faixa 'I am a Drug', estilo 'Tom Waits'. Mas fica nessas duas, ou em mais alguma outra. Ainda assim, 'Ed' nos presenteia com um álbum fabuloso como são todos os seus rebentos.

"I'm not scared of dying
I'm not scared of death
I'll keep a smile 'til my last breath
I've loved 'til I've lost
I've lived how I felt
One day I will find peace within myselfI want to take all the sadness

Of the world from your shoulders"
(Música 'Braille')


Ed Harcourt - Revolution In The Heart
Ed Harcourt - In The Bleak Midwinter



E mais...


Ron Sexsmith - The Grim Trucker

Alan Sparhawk - How The Weather Comes Over The Central Hillside

quinta-feira, julho 06, 2006

Nine Lives


"Robert Plant" anda mesmo numa fase de 'Revival'; após se reunir com os músicos 'Robbie Blunt' e 'Jez Woodruffe' no clássico estúdio 'Rockfield' onde eles gravaram há 25 anos atrás 'Pictures at eleven'/81 (e dois anos depois 'Principle of moments') para um documentário sobre esse célebre espaço criado na década de 60 - e por onde 'Freddie Mercury' em 75 escreveu a parte do piano utilizada na faixa 'Bohemian Rhapsody'; está agora agendando para 12 de setembro o lançamento, pela gravadora Rhino Records, de um box set chamado "Nine Lives", abrangendo toda a sua obra depois do fim do Led, contendo seus sete álbuns de estúdio da chamada fase Atlantic além dos dois trabalhos não lançados pela gravadora ("Dreamland" e "Mighty Rearranger"), totalizando nove CDs, todos remasterizados e com bônus. De quebra um DVD recheado de entrevistas, clipes, trechos de shows ao vivo e depoimentos de outros artistas como 'Phil Collins', 'Roger Daltrey'...

Mais??

'Plant' prepara também seu primeiro DVD solo num show da 'Strange Sensation Tour' do ano passado, numa performance iluminada que inclui clássicos do Led como 'No Quarter', que recebeu um tratamento mais tribal, a 'Four Sticks', dedicada ao amigo baterista 'Bonzo', morto em 80. Claro, o DVD contém ainda gemas da sua carreira solo e cover para 'Hey Joe' de 'Hendrix'.

'...yes, I think to myself, what a wonderful world'


35 anos sem "Louis Armstrong" (1901 - 1971).



Gosto muito desse carinha, de seu estilo Folk-Rock que incita comparações com 'Jeff' ou com 'Elliot Smith'; de sua voz suave; de seu belo primeiro trabalho lançado ano passado, 'Hold a Match for a Gasoline World'. E agora o americano "Luke Temple" nos concede uma amostra do que será seu segundo álbum previsto para o início de 2007 e, de certa forma, algo mais experimental do que seu debut.

Owl Song

Segundo disco também para o canadense "Chad Van Gaalen". Acostumado a passar horas gravando material em seu quarto, e desse modo ter criado seu primeiro disco 'Infiniheart', ele reúne mais um monte dessas preciosidades e lança 'Skelliconnection' em Agosto.

Chad VanGaalen - Mini TV’s

quarta-feira, julho 05, 2006



A vida do músico "Jeff Buckley" vai se transformar em filme sob a direção do Diretor 'Brian Jun' ('Steel City'). A Produção será de 'Mary Guibert', mãe de 'Jeff', que declarou não ter ainda nenhum ator selecionado para o papel. O filme vai abordar principalmente a carreira musical de 'Jeff' e as gravações do álbum 'Grace', lançado em 94, até a sua morte em 97.
Bem, se vivo aqui estivesse provavelmente ele odiaria a idéia, mas... um forte candidato ao papel é o ator 'James Franco' (foto) de 'Spider-man', 'Tristan & Isolde' e do belo 'James Dean' feito para a TV em 2001 que lhe rendeu um prêmio pela sua atuação.

'Grande' Lee Philips

Nos anos 90, no auge da fúria 'Grunge', o músico americano 'Grant-Lee Philips' liderava uma banda que remava contra a onda, 'Grant Lee Buffalo' que em 93 lançava um dos discos mais bonitos da década: 'Fuzzy'. Com o fim do grupo em 99, 'Grant' parte para uma carreira solo que conta com três aclamados álbuns, 'Ladies' Love Oracle', 'Mobilize' e 'Virginia Creeper' (fora algumas trilhas para filmes independentes). Agora 'Grant' coloca no mercado seu 4º álbum solo, 'Nineteeneighties', um tributo a compositores e artistas que o influenciaram nos anos 80-90. Covers para 'R.E.M.', 'The Smiths', 'Joy Division', 'Echo & The Bunnymen'... e aproveita pra colocar uma harmônica em 'City of Refuge' do 'Nick Cave', ou um 'pianinho' de brinquedo em 'Boys Don't Cry' do 'Cure'.

"Boys Don't Cry" (MP3)
"City of Refuge" (MP3)

THE END