terça-feira, setembro 05, 2006

God Save Freddie



Em 1964, 'Freddie Mercury', então com 18 anos, deixou sua terra natal Zanzibar (hoje Tanzania), com seus pais (indianos) para viver em Londres. Em 68 cursando 'Desingn', dividia o quarto da Faculdade com o baixista 'Tim Staffel' que tocava num grupo chamado 'Smile'. 'Freddie', por sua vez, conheceu uma banda de Liverpool que queria fazer sucesso na capital, 'Ibex' (depois 'Wreckage') e assim, no dia 23 de Agosto de 1969, 'Freddie' exercitava pela primeira vez seu precioso 'gogó' com músicas dos Beatles, Led.

Com a saída de 'Tim' do 'Smile', 'Freddie' assume o vocal ao lado de 'Brian May', 'Roger Taylor' e 'John Deacon'.

Aí o reinado se fez presente, surgindo um dos nomes mais louváveis da cultura Pop do século XX...

Queen.

By the way... hoje 'deveria' acontecer uma festa numa praia de Zanzibar em comemoração ao aniversário de 60 anos de 'Freddie' (5.Set.1946), mas até agora a Associação pela Propagação e Mobilização Islâmica está tentando cancelar o evento alegando que a homossexualidade do artista fere 'as leis'... e bla, bla...

A EMI colocou no mercado um álbum duplo de sua carreira solo (mas nada de novo), 'The Very Best', e um DVD 'Freddie Mercury Lover of Life, Singer of Songs' com documentário, depoimentos de familiares, ex-esposa, ex-esposo, amigos e uma entrevista nunca antes editada.

Uma boa dica é um passeio no surpreendente 'El Blog Del Queen', que tem desde a 'Certidão de Nascimento', passando por discos, vídeos, fotos... e as raras gravações do início de tudo, com o grupo 'Index' e 'Freddie' mandando ver em 'Rain' (Beatles), 'Communication Breakdown' (Led) e mais algumas. A gravação é 1/2 boca, mas o valor...

ah... e Aqui dá pra relembrar a segunda vinda do 'Queen' ao Brasil no primeiro 'Rock In Rio', naquela noite inesquecível de 11 de Janeiro de 1985! (...e mais um bootleg da tour de 78!)


Queen - You're My Best Friend


(...)


Aproveitando a lembrança do 'versário' de 60 anos de 'Freddie', outro carinha que também comemora hoje essa mesma idade, só que bem vivo, é o cantor, compositor, ator norte-americano "Loudon Wainwright III", pai de 'Rufus' e 'Martha Wainwright'. 'Loudon', influenciado pelo Folk de 'Dylan', tem nos anos 70 seus bons trabalhos; e nos 80 os mais aclamados.

The Swimming Song
Motel Blues (Live)
One Man Guy

THE END