sexta-feira, setembro 01, 2006

September ... Of My Years

A partir do ano de 1954, "Frank Sinatra" passou a fazer uma série de álbuns temáticos (uns afirmam que ele foi o inventor do 'álbum Conceitual', bem antes do 'Sargent Peppers' e dos 'Progressivos') ao lado do arranjador 'Nelson Riddle' da Capitol.

O primeiro foi o sensível 'In The Wee Small Hours' (a começar pela capa com um 'Sinatra' cara de desolado 'num' canto de rua), quando o cantor vivia o fim de caso com a atriz 'Ava Gardner' (fim de caso esse que quase pôs fim a vida do cara, mas nos deu uma das poucas composições que 'Sinatra' escreveu, a contundente 'I'm A Fool To Want You', regravada tempos depois por 'Billie Holiday' em seu 'Canto do Cisne' 'Lady In Satin'/58, que é outra história...).

Tudo no álbum corre na mesma direção. Letras, a atmosfera, os arranjos, a interpretação, tudo, tudo mostrando um homem às claras, vulnerável em sua dor (des) contida. Aqui ele canta 'Glad To Be Unhappy', 'I Get Along Without You Very Well'. Um Sinatra completamente nu em sua solidão.

Mas é em 1958, no topo de sua melancolia, que ele lança um álbum ainda mais desolador, 'Only The Lonely', trazendo o rosto do cantor pintado como um palhaço estático (capa essa que lhe deu seu primeiro Grammy em 59) e que o próprio 'Sinatra' se referia como um punhado de 'canções-suicídio' (seu filho 'Jr.' anos depois brincou dizendo que o disco deveria vir com prescrição médica). Quase um monólogo dramático nas 12 faixas, chega a ser contrastante com o álbum 'Come Dance With Me' gravado na mesma época, cheio de vigor e alegria, que lhe rendeu sucesso comercial e seu 1º Grammy como Álbum do Ano (59).

Incrível que num período de 11 anos, 1954-1965, mudança de gravadora, filmes e turnês, 'Sinatra' tenha gravado mais de 40 álbuns, alternando trabalhos ora 'alegres' ('Ring-A-Ding Ding/60', 'All The Way/61'), ora 'tristes' ('All Alone/62')... Tantos que em 1965, quando 'Sinatra' estava completando 50 Primaveras, lançou mais duas obras memoráveis, e mais uma vez na companhia de 'Riddle'. Primeiro 'Moonlight Sinatra', sofisticado, perfeito em todas as suas minúcias. 10 músicas mencionando a lua e de alguma forma relacionadas com 'Bing Crosby', numa espécie de tributo ao ídolo.

Crise da meia idade?

'September Of My Years' é um conjunto de melodias saudosistas, tratando dos tempos inquietos da juventude e do passado. Outro álbum conceitual em que um homem aos 50 anos olha para trás com um sentimento de arrependimento e incertezas quanto ao futuro.
Clássico eterno, deu a 'Sinatra' seu 2º Grammy como Álbum do Ano (65) em meio a invasão Britânica ('Beatles', 'Stones' & Cia).

Depois viria 'Strangers in the night', a parceria com 'Tom Jobim', etc e tal.


Em meio a tantas comemorações, 40 anos do 'Revolver', do 'Pet Sounds', o mestre 'Frank Sinatra' tem sempre um disco para a cada ano ser festejado; já virou história.

Frank Sinatra - Mood Indigo
Frank Sinatra – That’s Life


'And i find, that i'm smiling gently as i near September,
the warm september of my years
- the golden warm september of my years'

2 Comments:

em 8:06 PM, setembro 01, 2006, Blogger Theo G. Alves disse

darling, we can thanks god (or someone else 'cause september is not most cruel month in the year...

i'm trying hard to arrange my life and my things, i've been a little out of tune these days but i never stop thinking about you...

sinatra is always here and when i'm with him i cant say "i'm the man alone"...

missing you so much...

 
em 10:34 PM, setembro 02, 2006, Blogger Leonardo disse

Ola,
Cheguei no teu blog através de uma indicação na comunidade da VBizz no orkut. Parabéns mesmo, ele está muito bom, bem escrito e opinado. Como companheiro de blog musical (cenabeatnik.blogspot.com)sei como é difícil manter um desses, com atualização frequente com os textos sempre na mesma média.
Parabéns!

 

Postar um comentário

<< Home

THE END