terça-feira, setembro 05, 2006

Haverá um novo enigma?

Eles mesmos se qualificam de ‘música esquisita’, ‘música torta’, ‘música que dá dor de cabeça’. Talvez para as exigências atuais do Mercado e Gravadoras, seja mesmo, mas já na faixa de abertura ‘Alfavela’, esse ‘novo enigma’ se mostra um velho e (des)conhecido movimento: a Vanguarda Paulista da década de 80 que tem no paranaense ‘Arrigo Barnabé’, seu mentor.

Pronto. Unindo essa viagem, com um pouco da ousadia dos ‘Mutantes’, mais uma guitarra tirando lasca do Hard setentista do ‘Sabbath’ (será que eles acham isso?), mais Progressivo, mais Black Music, mais ...

Atores, cantores e músicos se esbaldando num quebra-cabeças de ritmos, ‘diálogos repletos de onomatopéia, com uma temática carregada de crítica social bem humorada’.

O grupo que é de Brasília e surgiu em 2003, lançou seu primeiro trabalho, 'João Ninguém' em Abril deste ano e em Novembro fará sua primeira apresentação fora do país, na Itália.

Até que o ‘João Ninguém’ tá podendo.

Lixo


...Se o 'João Ninguém' flerta firme com a Vanguarda Paulista, que dizer de "Dona Zica"? Filhos legítimos? Afinal, uma é filha de 'Alzíra Espíndola', 'Andréia Dias'; a outra, do saudoso 'Itamar Assumpção', 'Anelis Assumpção'. E tem, claro, a persona 'Iara Rennó', d'onde tudo surgiu após uma premiação num Projeto, em 2000.

A estréia em cd veio em 2003 com 'Composição',e as participações de Alzíra e Tetê Espíndola na faixa 'Macunaíma'. O segundo é um 'mini cd' (7 músicas) 'Filme Brasileiro', com participações de 'BNegão' e da cantora 'Céu'. O disco traz ainda uma música inédita de 'Itamar', 'Mulher Segundo Meu Pai'. A mistura de samba, jazz, mpb e o trabalho vocal, o cantar/recitar, as experiências sonoras, tudo pode até nos remeter ao som das 'Orquídeas' (sob a batuta de 'Itamar'), mas as meninas e os músicos (totalizando 9 pessoas), sabem que a proposta de 'Dona Zica' vai muito além da cena, ou qualquer movimento paulista.

Hoje, pra quem pode (e também dias 12 e 19) 'Dona Zica' se apresenta em Sampa, na Vila Madalena (no 'Grazie a Dio').

Pra quem quer mais história e música, vale passear pelo site deles Aqui, ou fazer alguns downloads em seu 'My Space'.

THE END