quinta-feira, setembro 14, 2006

Old Friends




'Hello darkness, my old friend,
Ive come to talk with you again,

Because a vision softly creeping,
Left its seeds while I was sleeping,
And the vision that was planted in my brain
Still remains
Within the sound of silence'

...T
udo começou com um 'Bootleg' da dupla Norte-Americana 'Simon & Garfunkel', gravado em 'Amsterdan', Maio de 1970, garimpado esses dias 'by me'. Pronto. Uma semana de 'Revival', completamente entregue ao lindo violão de 'Simon' e suas composições 'pueris'. Mergulhado na angelical voz(es!) de 'Art'; na poeira levantada de canções eternamente lembradas.
Cutucando um pouco mais esbarrei naquele registro antológico, que por ciência está comemorando 25 anos, o Ao Vivo no Central Park, em 1981, com um público beirando meio milhão de pessoas. Vinil e VHS. ('Vixe', o vídeo cassete estava chegando ao Brasil; as revistas de música que existiam eram apenas as saudosas 'Somtrês', 'Roll' e 'Metal' e para se conseguir um disco recém lançado por aqui só muita prece ou muito dinheiro).

'Simon & Garfunkel' , nesse 19 de Setembro de 1981, protagonizava um dos maiores momentos do ano e de sua carreira.


E já que descambamos para a história, vale lembrar que os rapazes eram vizinhos em 'Forest Hills', 'New York', e estrearam ainda adolescentes em 1957, como 'Tom & Jerry' (Art & Paul, respectivamente) e uma gravação 'Hey Schoolgirl' que causou uma boa impressão na época. Mas com a separação de escola em 58, a dupla se desfez.

Em 1964, com a forte cena Folk em NY (Joan Baez, Dylan), a dupla volta como 'Simon & Garfunkel' e lança 'Wednesday Morning, 3 a.m.', um álbum de duas vozes e um violão, contendo covers (Dylan), e até uma peça medieval, 'Benedictus'; e a primeira canção que traria fama à dupla, 'The Sound Of Silence'. Só que na época o disco não vingou e, desapontados, 'Art Garfunkel' retorna a sua Faculdade de Matemática e 'Paul Simon' parte para a Inglaterra atrás de novas inspirações.

Em Maio/65, acompanhado de seu violão, 'Simon' entra nos estúdios da Columbia, em Londres, e grava em poucas horas um punhado de canções (algumas seriam utilizadas nos dois próximos álbuns da dupla). Estando mais envolvido com a atmosfera do Folk Britânico, dessa vez compõe músicas mais profundas que integram o 1º solo, 'The Paul Simon Song Book' e realiza uma série de espetáculos nos circuitos de Londres (a música 'Homeward Bound' transcreve bem esse momento).

'I'm sittin' in the railway station
Got a ticket for my destination
On a tour of one night stands
My suitcase and guitar in hand
And every stop is neatly planned
For a poet and a one man band'

Mal sabia ele que a música 'The Sound of Silence' estava sendo pedida por ouvintes de várias rádios nos Estados Unidos, fazendo com que o produtor da dupla 'Tom Wilson' - que já trabalhara com os 'Byrds'-, pegasse a 'Banda' de estúdio de 'Dylan' para colocar guitarras, baixo e bateria na acústica canção e lançá-la em single tornando-se número 1 no ano novo de 1966.

- Antes de retornar aos Estados Unidos, 'Simon' produziu (e tocou junto em alguns clubes) o único disco do conturbado Jackson Carey Frank, o belo 'Blues Run The Game' (que é uma outra e envolvente história...) -

Com o primeiro hit (de uma série de vários) nas paradas, 'Simon' retoma a dupla e grava o segundo disco, 'Sounds Of Silence' que mantém a fórmula de dar mais energia, 'eletricidade' ao folk do duo, assim como ocorrera com o som de 'Dylan'.

Hora das turnês e de mais um disco, dessa vez, com o maior domínio dessa mistura do elétrico com o acústico, e trazendo uma sonoridade melódica mais apurada, com temas mais adultos nas composições de 'Simon', e um 'Garfunkel' com vocais mais proeminentes, como na canção 'For Emily Wherever I May Find Her', em que ele mostra todo seu fenomenal alcance vocal (diria, um coral numa única garganta), sai 'Parsley, Sage, Rosemary and Thyme', 3º clássico da dupla e o mais consistente até então.

1967 a dupla excursionou bastante, mas sem banda, apenas com o acompanhamento do violão de 'Simon' e trabalhou duro no primeiro disco 'conceitual' do duo (depois de 'Sgt. Peppers' gravação de estúdio virou brincadeira séria). Só que antes tiveram que satisfazer o desejo do diretor 'Mike Nichols' que implorava para que a dupla gravasse a trilha para o seu filme 'The Graduate' (no Brasil, 'A Primeira Noite de um Homem', com 'Dustin Hoffman'), e 'Mrs. Robinson' virou o primeiro grande hit do cinema.

Mas é com 'Bookends', 4º álbum do duo (sem contar com a trilha), lançado quase na mesma época de 'The Graduate', que a dupla chega ao seu ponto mais alto, num trabalho que divaga sobre os anos passados e perdidos (e eles não estão nem com 25 anos ainda) e traz pérolas como 'America', 'Old Friends', 'Hazy Shade Of Winter'. Como de se esperar, depois do topo não resta muita opção. Atividades paralelas, estremecimento na antiga amizade e difíceis sessões de gravações do novo álbum, apontavam agora outros rumos para os dois 'old friends'.

Mas antes... alguns milhares de dólares com o maior sucesso comercial da dupla, e um dos discos mais célebres de 1970, 'Bridge Over Troubled Water'. Mais eclético, traz grandes clássicos como a canção título ('um dos mais lindos poemas de amizade', já disseram uma vez), a andina 'El condor Pasa', 'The Boxer', 'Cecília'...

Aí, mais alguns exaustivos shows, e mais um show beneficente em 1972 e... bye bye love!



...Eis que em 19 de Setembro de 1981, 25 anos atrás, acontece o maior evento do ano, a reunião dos dois músicos nun concerto ao ar livre no Central Park, NY. O show foi memorável, a começar pelo público inesperado de 500 mil pessoas e pela emoção que a dupla exalava em cada canção apresentada. O show tem suas falhas, 'Art' não está com sua melhor voz e reclama do frio que faz, mas ambos estão extasiados ante uma multidão realizada.

Registro histórico, o show se transformou no primeiro álbum ao vivo de 'Simon & Garfunkel' e em vídeo, fazendo com que a dupla fizesse sua primeira verdadeira excursão mundial em 1982.

---

Dois outros registros 'Live' da dupla são encantadores. Um show completo gravado em 1967 (antes mesmo da criação de alguns dos seus grandes clássicos), 'Live From New York City 67', só vozes e violão, lançado em 2002.

E o outro é o último trabalho lançado em nome de 'Simon & Garfunkel', da turnê de 2003/2004, 'Old Friends', dez anos depois do show no Central Park. Um registro impecável com alguns dos mais belos arranjos já feitos para suas composições e com participação especialíssima do 'Everly Brothers'.

---

...E as últimas da dupla é o recém lançado DVD do Concerto Beneficente às vítimas do Katrina gravado em Setembro/2005, em que executam três canções, e que tem ainda as participações de nomes como 'Elton John, Jimmy Buffett, Elvis Costello, Dave Matthews' e outros.

'Time it was and what a
time it was it was
A time of innocence
A time of confidences

Long ago it must be
I have a photograph
Preserve your memories
They're all that's left you'
(Old Friends)

THE END