quarta-feira, março 29, 2006



Gravado no início dos anos 70 bem ao estilo folk de "Nick Drake" ou "Vashti Bunyan", a cantora alemã "Sibylle Baier" tem agora reeditado seu obscuro trabalho "Colour Green", gravado entre 70-73, trazendo cenas de sua vida num tom melancólico em belíssimas 'tristes' canções.

Forget About mp3
Tonight mp3

News




...O grupo "Sunset Rubdown" está para "Wolf Parade" assim como o "Bell Orchestre" está para o "Arcade Fire"... Traduzindo, é o outro projeto do co-frontman do "Wolf", "Spencer Krug". Sem uma produção tão polida, o comum entre os dois é a voz particular de "Krug". "Sunset Rubdown" lança dia 2/Maio seu segundo álbum, "Shut up I'm dreaming".

...A reunião dos "Mutantes" (sem "Rita Lee") com os irmãos "Batista", que não se apresentavam juntos desde 1973, com show programado para dia 22/Maio em Londres, terá mais duas apresentações nos Estados Unidos: dia 21/Julho em "New York" e dia 23/Julho em "Los Angeles", esse último com as participações dos grupos "Flaming Lips" e "Thievery Corporation".

..."Band of Horses" surge com as inevitáveis comparações com o som de "Neil Young" ou "My Morning Jackett". O duo é formado por "Ben Bridwell" (guitarra e vocal) e "Mat Brooke" (baixo), que já haviam trabalhado juntos no grupo "Clarissa's Weird"; agora eles soltam o delicioso disco "Everything all the time".

the Funeral
na
I lost my dingle on the red line...
Wicked Gil

terça-feira, março 28, 2006




Nunca é tarde pra comentar o tão comentado "South by Southwest" (SXSW) , um super Festival que aconteceu entre os dias 10 e 19/Março, na cidade de "Austin"/"Texas" - e que já acontece desde 1987 -, trazendo este ano mais de 1300 artistas e bandas para 1350 apresentações. Tendo como padrinho de 2006 "Neil Young", o Fest teve de tudo: do Rock Inglês ao Art-Rock de Nova Iorque; da cena Canadense ao único representante brasileiro, "Lenine". Quem passou por lá mais?... "Clap Your Hands Say Yeah", "The Cult", "Echo", "Belle"...

The Subways (foto 2) - You've Got To Hide Your Love Away (John Lennon Cover)
Tilly & the Wall - Reckless
Metal Hearts - Socialize
Crystal Skulls - The Cosmic Door
Headphones - Pink & Brown
The Boy Least Likely to (foto 3) - Be Gentle With Me
What Made Milwaukee Famous - Mercy Me
Jose Gonzalez (foto1) - Crosses
Tapes' and Tapes - Insistor


O canadense "Dan Bejar" pode até ser lembrado por suas participações no grupo "New Pornographers" - que ele afirma não ser um membro efetivo -, mas em meados da década de 90 ele criava um projeto para gravar suas confidências, "Destroyer". Este ano com o lançamento do 7º álbum "Rubies", com a veia pop-folk mais acentuada num trabalho sedutor e sofisticado, ele se depara com o seu melhor momento.

European Oils
Looter's Follies

domingo, março 26, 2006


"Se esses ontens fossem devorar os nossos belos amanhãs?"
- Paul Verlaine -

Damien Rice - The Blower's Daughter Part II

"Avec le temps..."


(Photo Denis - curitiba 98)

"Irreconhecível
Me procuro lenta
Nos teus escuros.
Como te chamas, Breu...
Tempo."
- Hilda Hilst -

quinta-feira, março 16, 2006



Americano de 35 anos, seu estilo margeia o "Alter Country". "Will Oldham" já gravou com muitos nomes diferentes, incluindo 'Palace', 'palace Brothers', 'Bonnie Prince Billy'... e "Will Oldham". Fora as várias participações em projetos que se envolveu com 'Box of Chocolates', 'The Anomoanon'... De uma intensa discografia é chegado a hora de um tributo ao mestre: "I Am a cold rock. I am dull grass - A Tribute to Will Oldham", originalmente um cd duplo depois condensado em 18 músicas nas vozes de "Mark Kozelek", "Calexico", "Iron & Wine"... confira algumas faixas:

Mark Kozelek "New Partner" {MP3}

Calexico "I Send My Love To You" {MP3}

Iron And Wine "We All Us Three Will Ride"

"Duos"




Dois nomes estão se projetando, são dois grupos formados por 'marido & mulher'. O grupo "Ellery" de "Cincinnati", com 5 anos de estrada, consiste em "Tasha Golden" no piano e vocais e "Justin Golden" na guitarra e backing e estão lançando o 4º álbum "Lying Awake".
Anna (mp3)

O outro, também de "Cincinnati" formado no início dos anos 90 é "Over The Rhine" com "Karen Bergquist" e "Linford Detweller, que com uma discografia mais vasta lança seu 1º ao vivo "Live from Nowhere" e vem com uma bela cover para um clássico de "Van Morrison":
Moondance (mp3)

terça-feira, março 14, 2006

Anthony


Uma boa chance para ver um pouco do trabalho de "Anthony & The Johnsons"

SHOWstudio (Quick)

e uma apresentação na TV italiana em 2005 here. (Windows)




..."Ray Davies" lançou o tão aguardado álbum solo e declara o desejo de retornar com o lendário grupo "Kinks".

..."Rufus Wainwright" fará uma apresentação dia 14 /Junho no "Carnegie Hall" cantando inteiramente "Judy Garland" com acompanhamento de orquestra.

...Antes, 20/Março acontece em NY o "Anti War Show" com as participações de "Michael Stipe" (REM), "Devendra", "Bright Eyes" e do próprio "Rufus".

..."Doves" realiza um Ep ao vivo dia 10/Abril; e o grupo "Primal Scream" confirma para 5/junho a data de seu novo álbum.

...Dia 14/Outubro acontece em "sampa", no Estádio da Portuguesa, o "Live N' louder Rock Fest", que por enquanto tem as presenças do "Saxon", "Primal Fear", "Nevermore", "After Forever" e "Black Label Society". O Festival acontecerá também na "Cidade do México" e em "Buenos Aires".

...E depois de muita espera "Marisa Monte" lançou dois álbuns de composições inéditas: "Infinito Particular" e "Universo ao meu redor" (foto). O primeiro acaba sendo um resumo de seus 15 anos de carreira e por todos estilos visitados com participações especiais de "Seu Jorge", "Adriana Calcanhoto"... mas não são regravações, todas as músicas são inéditas. O segundo é o resultado da aproximação de "Marisa" com a "Velha Guarda da Portela" e traz sambas da comunidade.

News...



... A cantora canadense "Feist" também se apresenta no Festival "Summerstage" no "Central Park", NY, ao lado de "Jason Collett". Também a dupla "Amadou & Miriam".

...Após um hiato de 30 anos, "David Johansen" & "Sylvian Sylvian" voltam ao estúdio para o primeiro álbum desde 1974. O retorno do "New York Dolls" se concretiza em Junho com o disco produzido por "Jack Douglas" ("Aerosmith"/"John Lennon"); enquanto isso fazem show em Março (NY) e Abril (Los Angeles).

...O selo "Rhino" relançou a coleção completa do "Talking Heads", cada um remasterizado, duplo, contendo bônus de canções e vídeos.
MP3: Talking Heads - Sax and Violins
MP3: Talking Heads - And She Was

...Com uma carreira sólida, com todos os trabalhos de altíssima qualidade, o grupo "My Morning Jacket" abre a nova tour do "Pearl Jam" e prepara um DVD e cd duplo ainda para este ano.
Evelyn Is Not Real.
The Bear
Lowdown
Bermuda Highway

...Parece que dessa vez sai o esperadíssimo segundo álbum de "Damien Rice" com previsão para Maio a Julho.
The Blower's Daughter
Creep (Radiohead)
Still Haven't Found What I'm Looking For



quinta-feira, março 09, 2006

O Mágico Moz




Se "Abril é o mais cruel dos meses porque germina liláses na terra estéril" - segundo "T.S.Elliot"; na primeira semana de Abril "Morrissey" lança "The Ringleder of the tormentors", oitavo solo do eterno "The Smiths", prometendo ser tão belo quanto o último "You are the quarry" (2004) que quebrou um jejum de 7 anos. Abrindo o disco com "I Will see you in far-off places" uma música de inpiração e uma batida oriental, forte, impactante, "Morrissey" surge sob a produção de "Tony Visconti" . A escolhida para primeiro single e vídeo foi "You have killed me", mais ele impossível. Tem coro de crianças cantando "There is no such thing as normal" na faixa "The Youngest Was The Most Loved"; tem um flerte de sete minutos na atmosfera do "New Order" na tocante/martirizante"Life Is A Pigsty". O que "Moz" consegue tocar com suas letras pungentes como em "Dear God help me", ele também nos dilacera numa interpretação apaixonante em "I'll never be anybody's hero now". O disco é coeso, intenso todo o momento; um "Morrissey" renascido mais uma vez. "At last I am born" ele encerra o álbum pregando ""I once thought that I had numerous reasons to cry/And I did but I don't anymore/Because I am born".

Vídeo:
Morrissey - You Have Killed Me (.mov)

quarta-feira, março 08, 2006


"Prince" está de volta com o álbum "3121", dois anos após o belo "Musicology". O álbum que sai dia 28/Março, já tem na faixa "Te amo corazón" o primeiro single. "3121" é "um cruzamento de referências ao funk e ao hip hop, passando por cumprimentos à música latina e por uma pegada roqueira". Vale salientar que este é 24º álbum de Prince em 28 anos de carreira.

Prince - Te Amo Corazon

E mais umas músicas pra passar bem o tempo...
Animal Collective - loch raven
Antony & the Johnsons - bird girl
Emiliana Torrini - tuna fish

E umas covers...

Jamie Cullum - Lover, You Should've Come Over (Jeff Buckley cover)
Stereophonics - Don't Let Me Down (Beatles cover)
Gatsby's American Dream - Just Like Heaven (Cure cover)
John Mayer - Kid A (Radiohead cover)
Howie Day - The Drugs Don't Work (Verve cover)

The Fiery Furnaces


Dia 19/Abril a dupla de irmãos "Eleanor" e "Mattew Friedberger" lançam um novo trabalho, "Biter Tea". O debut se deu em 2004 com o álbum "Blueberry Boat". Em 2005 lançaram um Ep reunindo os singles e também aquele considerado seu melhor momento, o álbum "Rehearsing my choir". Entre estruturas minimalistas, citações ao rock dos anos 70, mais uma batida eletrônica, o disco, conceitual, conta a história da avó dos dois (ela está na capa). Vale conferir duas do novo e uma do ep:

The Fiery Furnaces - "Bitter Tea"
The Fiery Furnaces - "Teach Me Sweetheart"
Do Ep:
The Fiery Furnaces - "Sing for Me"

ALI FARKA TOURE 1939 - 2006



O cantor e guitarrista de blues "Ali Farka Toure", do Mali, um dos músicos mais populares da África, morreu em sua residência de Bamaco aos 67 anos de idade, informou a rádio estatal na terça-feira, segundo a agência Reuters. O músico sofria de câncer há vários anos.

"Ali Farka Touré" (Ali Ibrahim Toure) nasceu em 1939 na vila de Kanau, a noroeste do Mali, perto do rio Niger. O seu cognome “Farka” surge em virtude de ser o décimo filho dos seus pais e o único que sobreviveu à infância. “Farka” significa “burro”, um animal muito admirado e símbolo de força e tenacidade.

A sua carreira musical começa nos anos 60 com a Troupe 117, quando o Mali declara a sua independência. Associa-se mais tarde à Radio Mali Orchestra, também como engenheiro de som, o que lhe permite uma abordagem tecnológica ao universo da música. Os anos 70 foram um período de intensa atividade musical no Mali, em que começam a surgir influências de outros estilos, dos quais se destaca a música de dança de Cuba, a rumba do Zaire, as guitarras da vizinha Guiné e a música dos cantores afro-americanos como James Brown, Otis Redding e Aretha Franklin.

Já com uma carreira estabelecida há algum tempo, o reconhecimento no mercado Norte americano e europeu só veio depois de "Ali" completar os seus 50 anos, em meados da década de 80. “Talking Timbuktu”, de 1994, foi o álbum da sua carreira que atingiu maior sucesso, mas toda a sua carreira nestes últimos 15 anos teve uma enorme aceitação por parte do público e da crítica.

"Toure" tocava guitarra e "gurkel", um instrumento de cordas tradicional de Mali. "Farka Toure" ganhou um segundo Grammy no mês passado, pelo disco "In the Heart of the Moon", gravado com Toumani Diabate e escolhido como o melhor álbum de world music tradicional do ano.

"Ele será cremado na vila onde nasceu, Niafunke, onde ele é também o prefeito", disse a rádio.

News...



...23/Maio sai o novíssimo do grupo "Mojave 3".

..."Seu Jorge" fará shows nos Estados Unidos, isso já foi dito, mas novas datas foram adicionadas. Além de abrir para "Cesária Évora" e de participar do Festival "Coachella", fará uma apresentação no "Summerstage", dia 2/Julho, ao lado do sueco "Jose Gonzalez".

..."Pearl Jam" (foto) já anuncia novas datas para sua tour em Maio ao lado do "My Morning Jacket". E aqui o primeiro single de seu novo disco:
Pearl Jam - World Wide Suicide

..."Bob Dylan" também volta a estrada em Abril.

sábado, março 04, 2006

News


...Os "Coldplay" vão construir o seu próprio estúdio e gravar o seu 4º álbum. Assim a banda desmente os boatos de separação, iniciados pelo próprio vocalista "Chris Martin". Segundo o baixista "Guy Berryman" o disco terá uma batida mais eletrônica.

...O guitarrista "Jerry Cantrell" confirmou que o "Alice in Chains" pretende retornar a ativa para uma série de espetáculos. O Grupo encontra-se inativo a cerca de uma década após o falecimento do vocalista "Layne Staley" (foto).

...Novo disco do "Pearl Jam" dia 2/Maio, o oitavo de estúdio.

...Os norte-americanos do "LCD Soundsystem" lançam dia 14/Março uma compilação de raridades e lados B. O grupo deve ser atração em Maio, no Brasil, no Festival "Skoll Beats".

...15/Maio sai o álbum "Continental" do guitarrista do "Cocteau Twins", "Robin Guthrie".

...25/Abril sai o primeiro álbum de covers de "Bruce Springsteen", "We shall overcome - The Seeger Sessions. Uma homenagem ao pioneiro da Folk Music "Pete Seeger".

sexta-feira, março 03, 2006

ON AN ISLAND


É o terceiro álbum solo de "David Gilmour", e o primeiro em estúdio, desde o multi - platinado "Division Bell" do Pink Floyd de 1994.
Neste trabalho David Gilmour revela-nos a sua visão pessoal numa amálgama de estilos que passam pelo Folk, Jazz, Rock ou Rock Sinfônico , tudo junto numa peça única,que nos é oferecida pela sua maneira tão especial de tocar guitarra e pela sua voz única e inconfundível.
Com orquestração do famoso compositor polaco Zbigniew Preisner, e com a fascinante produção de Phil Manzanera (Roxy Music), encontramos neste trabalho uma grande dose de virtuosismo. Crosby & Nash fazem as harmonias da faixa título, Robert Wyatt toca trompete, Caroline Dale, violoncelo e Alasdair Molloy harmonica. Richard Wright seu companheiro do Pink Floyd encarregou-se do Hammond enquanto Gilmour brilha com a sua guitarra plena de alma.
"Gilmour" assina algumas das letras, sendo que a maioria das composições estão a cargo de Polly Samsson, continuando assim uma parceria que teve o seu início com The Division Bell. As canções evocam-nos experiências partilhada em vários estados de alma, como a belíssima canção ON AN ISLAND (com um desempenho de guitarra no puro estilo clássico de David Gilmour), até às mais intimistas THE BLUE ou A POCKETFULL OF STONES, passando ainda pelo rock e blues como: TAKE A BREATH e THIS HEAVEN. Continuando o seu lado mais experimental David Gilmour aventura-se no saxofone com a colaboração dos seus antigos companheiros dos tempos pré Pink Floyd, na bela RED SKY AT NIGHT.

ON AN ISLAND é um conjunto de canções e instrumentais que tiveram o seu início nos aclamadíssimos concertos do London Festival Hall em 2002. Gilmour passeou fora dos Pink Floyd, para se descobrir a si próprio no seu melhor, e como ele próprio disse " Este é o meu disco mais pessoal e o melhor. Fazê-lo com os músicos meus amigos foi uma experiência muito positiva em todos os aspectos.

quinta-feira, março 02, 2006

"Monsieur Gainsbourg"


No dia 27 de fevereiro foi colocado à venda na França "Monsieur Gainsbourg", uma coletânea de diferentes artistas, como Franz Ferdinand, Jarvis Cocker, Michael Stipe... adaptando para o inglês músicas de Serge Gainsbourg :

"A song for Sorry Angel" (Franz Ferdinand & Jane Birkin)
"I love you (me either)" (Cat Power & Karen Elson)
"I just came to tell you that i'm going" (Jarvis Cocker & Kid Loco)
"Requiem for Anna" (Portishead)
"Requiem for a jerk" (Faultine, Brian Molko & Françoise Hardy)
"L'Hôtel" (Michael Stipe)
"Au revoir Emmanuelle" (Tricky)
"Lola R. for ever" (Marianne Faithfull & Sly and Robbie)
"Boomerang 2005" (Gonzales, Feist & Dani)
"Boy toy" (Marc Almond & Trash Palace)
"The ballad of Melody Nelson" (Placebo)
"Just a man with a job" (The Rakes)
"I call it art" (The Kills)

[MP3] Franz Ferdinand & Jane Birkin/"A Song for Sorry Angel"
[MP3] Cat Power & Karen Elson/"I Love You (Me Either)"

15 anos sem "Serge Gainsbourg"





"Antes de qualquer definição ou de qualquer coisa que se possa dizer a respeito de Serge Gainsbourg, o que realmente deve ser dito é que ele foi a materialização de toda e qualquer improbabilidade.

Morou na casa de seus pais até perto dos 40 anos e em rede nacional de TV francesa assediou Whitney Houston.

Tímido. Serge Gainsbourg foi tímido e muito vaidoso, pois sabia que era artista completo, querido e venerado pelos grandes nomes de seu tempo. Filho de imigrantes judeus, cresceu na França ocupada pelos nazistas. Quando veio a desocupação, Gainsbourg decidiu moldar a nova liberdade de um jeito franco. Daí um personagem popular, mas nunca unânime.

Segundo a autora Sylvie Simmons, “um extrovertido tímido, um realista surreal, um iconoclasta que ansiava por tornar-se ele mesmo um ícone, um homem que podia beber com policiais num dia, assistir a filmes pornográficos com Dali no outro, fazer amor com algumas das atrizes mais belas do mundo (sem jamais deixar que elas o vissem nu) e morrer solitário em sua cama depois de uma vida inteira de auto-abuso absolutamente heróico, ou pelo menos incontestavelmente artístico”.

Serge Gainsbourg foi alguém que existiu e criou para acabar com paradigmas.

Como acontece com todo gênio, a intelligentsia gravitava em torno dele enquanto o grande público passava ao largo de sua motivação, o que o deixava deprimido a ponto de, por um bom tempo, ter pavor de fazer shows ao vivo e lidar com a rejeição da platéia. Comportamento teoricamente incompatível com o autor das mais belas canções, disputado por todas as cantoras da França — que queriam de Gainsbourg sua próxima música de sucesso.

O homem que se parecia com uma tartaruga elegante foi compositor, escritor, diretor de cinema, cantor, fotógrafo, intelectual, artista plástico, ator, bêbado, provocador e amante. Populista, fez de tudo. Por não dominar o inglês, não conquistou o mundo. Mas, convenhamos, se existe palavra inglesa que soa divina num sotaque francês ela é “Star”.

Com seus indefectíveis Gitanes sempre acesos, um copo de bebida que também o acompanhava o tempo todo, Serge sabia ser o sedutor e mostrar a quem quer que fosse que sua vida era o reflexo de sua arte e que sua arte era o que ele sempre desejou ser enquanto vivesse.

Foi ele que de forma cavalheira apresentou a chanson francesa ao pop. E fez com que o pop se encantasse com a nova amizade. Mostrou, com seus medos e sua ousadia, a face escondida do povo francês. O sempre sisudo francês e a sempre misteriosa francesa se apaixonaram por ele — às vezes não admitindo um amor por criação tão contundente.

Quando Gainsbourg morreu, em 1991, a França parou. “Todos conseguem lembrar o que estavam fazendo quando souberam da morte de Gainsbourg. Foi um grande choque, porque ele sempre esteve presente, era parte da nossa cultura. Sempre aparecia na TV, fazendo alguma coisa maluca”, disse Nicolas Godin, da banda Air. O obituário do jornal francês Libération disse que ele “bebeu cigarros demais”. Brigitte Bardot, com quem Serge teve um romance e gravou a primeira versão da clássica e até hoje polêmica Je T’Aime, Moi Non Plus”, saiu de seu retiro para falar dele. François Mitterrand, então presidente da França, disse que “Gainsbourg elevou a canção ao nível da arte. Ele foi nosso Baudelaire, nosso Apollinaire”. Bandeiras, por toda a França, foram hasteadas a meio-pau. Multidões foram à porta de sua casa deixar garrafas de Pastis e maços de Gitanes em sua homenagem.

Como diz uma inscrição na parede da casa no número 5 da Rue de Verneuil, “Serge não morreu. Ele está no céu, trepando”.

Release do livro "Serge Gainsbourg : Um Punhado de Gitanes"

[MP3] Serge Gainsbourg & Jane Birkin/"Je T'aime... Moi Non Plus"

Datas...


63 anos para "Lou Reed" ("Velvet Underground") 2.Mar.1943;
Se vivo estivesse, 58 anos para "Rory Gallagher", guitarrista irlandês, morto em 95 (2.Mar.1948);
Também se viva estivesse, 56 anos para "Karen Carpenter", da dupla com seu irmão, "The Carpenters". "Karen" faleceu aos 33 anos em Fev/1983 de anorexia nervosa. (2.Mar.1950);
44 anos para "John Bon Jovi" (2.Mar.1962);
29 anos para "Chris Martin", vocalista/guitarrista do "Coldplay" (2.Mar.1977);

E 7 anos sem a cantora inglesa "Dusty Springfield" (foto), morta após uma longa batalha contra o cancer aos 59 anos (2.Mar.1999).

quarta-feira, março 01, 2006

Espie as 'news' ...




Datas...



19/Fevereiro/1980 morre "Bon Scott" ("AC/DC") - foto;

25/Fevereiro/1943 nasce "George Harrison" ("The Beatles");
28/Fevereiro/1942 nasce "Brian Jones" ("Rolling Stones").

E hoje é "versário" de "Roger Daltrey" ("The Who") 1º.Março.1944

Mutantes



Sete discos do grupo "Mutantes" estão sendo relançados, remasterizados, com as capas originais e novos textos:

"Os Mutantes"/68,
"Mutantes"/69 ,
"A divina comédia ou ando meio desligado"/70,
"Tecnicolor"/70,
"Jardim elétrico"/71,
"Os Mutantes e seus cometas no país dos baurets"/72,
"O a e o z"/75.

E acontece agora em "Londres" uma exposição sobre a "Tropicália" com duração de três meses e terá alguns shows de peso como "Tom Zé" e a reunião de "Arnaldo Batista" e seu irmão "Sérgio Dias", dia 22/Maio, relembrando os velhos tempos do Rock Psicodélico.

THE END