Wings Over America - 1976
30 Anos da maior turnê do 'Wings'.
Era uma vez...
Em 1971, após dois álbuns lançados, 'McCartney'/70 e 'Ram'/71, "Paul McCartney" recruta o guitarrista/vocalista 'Denny Laine' e o batera 'Denny Seiwell', mais 'Linda', e gravam 'Wild Life', o primeiro com o nome "Wings". Segundo 'Paul', nome esse surgido em um momento de oração quando 'Linda' estava no hospital para ter seu segundo filho e havia complicações no parto.
Lançado o disco 'Red Rose Speedway' em Abril/73 e após fazer alguns shows pela Europa, 'Paul' vê dois membros do 'Wings' se debandarem sem nem sentir o gosto do sucesso, o batera 'Denny Seiwell' e o guitarrista 'Henry McCullough', que vinha da banda de 'Joe Cocker', e que entrara a pedido de 'Paul'. O single 'Hi Hi Hi', banido das rádios por 'alusão' as drogas, chegava ao 3º lugar e 'My Love', com um dos solos de guitarra, feito pelo 'Henry', mais tocantes do Rock, chegando ao 1º e vendendo 2 milhões de cópias. 1º Hit realmente creditado ao grupo 'Wings'.
Como trio, 'Paul, Linda & Denny Laine' partem para 'Lagos/Nigéria', atrás de novos ares para gravar um novo álbum. Novos ares mesmo; o estúdio da EMI ainda estava em construção e o período no país era de tempestades tropicais. Gravado em Setembro e lançado em Dezembro/73, 'Band On The Run' é o trabalho mais celebrado de 'Paul'. Um discão!
Fase 'Jimmy' - Tour mundial
Em 1974 'Paul' não lançou nada. Pra não passar o ano só de elogios pelo 'Band on the run', recruta um novo guitarrista 'Jimmy McCulloch' e um batera 'Geoff Britton' (que fica pouco tempo por desavenças com 'Jimmy' e seus 'excessos'), e juntos gravam algumas faixas em 'Nashville'. Mas com uma idéia de fazer uma tour mundial, decide gravar um trabalho voltado mais para as performances de palco, e conclui as gravações em 'New Orleans' e 'Los Angeles'. Já com 'Joe English' na batera, sai em Abril/75 'Venus And Mars', outro discaço a chegar aos primeiros lugares na Inglaterra e States.
E se a proposta era fazer um álbum para os palcos, conseguiu. 'Venus' consegue ser realmente um álbum de um grupo, o 4º do 'Wings'. 'Paul' absorveu bem os ares de 'New Orleans' e inseriu algumas passagens levemente jazzísticas como em 'You Gave Me The Answer' ou ainda em 'Listen To What The Man Said'. São pra demolir estádios, 'Rockshow', 'Magneto And Titanium Man' e tantas outras. Pela primeira vez, também, 'Paul' deixava outros membros assumirem os vocais: 'Denny Laine' canta 'Spirits Of Ancient Egypt' e 'Jimmy McCulloch' canta uma composição sua, a forte 'Medicine Jar'.
Assim, em 1975 o 'Wings' faz uma curta temporada na Inglaterra e Austrália e 'Paul' sai de férias para o 'Hawaii' onde compõe novas canções. Prestes a fazer sua primeira tour mundial ele abraça ainda mais a idéia de grupo e entre Janeiro e Fevereiro/76, grava em 'Abbey Road', 'Wings At The Speed On Sound', com todos os membros cantando pelo menos uma canção. 'Denny' canta uma triste canção de 'Paul', 'Note You Never Wrote', com um belo solo de 'Jimmy' e uma composição própria 'Time To Hide', um dos triunfos do álbum. 'Jimmy', canta outra composição sua (assim como 'Medicine Jar', também referente as drogas, co-autoria com 'Colin Allen' um ex-membro de sua banda 'Stone The Crows'), 'Wino Junko'. Até o baterista 'Joe' soltou a voz em 'Must Do Something About it Is'... E 'Paul'? Bom, é desse álbum a poderosa 'Beware My Love' e a lindamente dançante 'Silly Love Songs'.
Nesse período, morre 'Jim McCartney'. O Pai.
Rockshow
64 Concertos. 10 Países. 2 milhões de espectadores.
No final do ano de 1975 foi a vez da Inglaterra e Austrália (que vira 'Paul', ainda como um 'Beatle', uma década atrás). Início de 76, Europa. Entre Maio e Junho, 'Wings Over America'.
A maioria do repertório era composto dos últimos 3 álbuns de estúdio, mais algumas dos 'Beatles', e com 'Denny' trazendo à tona uma do tempo que tocou com seu grupo 'The Moody Blues', 'Go Now', e uma versão para 'Richard Cory', da dupla 'Simon & Garfunkel'.
A Tour americana foi um tremendo sucesso. Assim como na Austrália, 'Paul' não fazia tour nos 'States' desde a época dos 'Beatles', e então com 34 anos de idade, via outra vez um grupo seu chegar ao topo da fama, e, na época, vender mais do que os 4 Fab.
Bem, dessa forma, e... podendo, o 'jovem Macca' arregaça com um triplo, 'Wings Over America', um dos melhores registros ao vivo de uma banda de Rock, lançado em Dezembro/76, dois meses depois do término da turnê em três shows 'sold out' em 'Wembley', Inglaterra.
Desenlace
No ano de 1977, antes de viajar para o Caribe, 'Paul' produz um álbum solo de 'Denny Laine', 'Holly Days' e grava um de seus trabalhos mais obscuros, 'Thrillington', uma regravação instrumental de seu álbum 'Ram'/71. No Caribe um estúdio foi montado em um dos 3 iates que abrigava banda 'Wings' e família 'McCartney'. Mas em Setembro/77, 'Jimmy McCulloch' decide deixar o 'Wings', assim como o batera 'Joe English'. O disco 'London Town', lançado em 78, contém 14 canções, das quais 9 os ex-membros ainda participam. 'London' vem com um lado folk mais presente e com 'Paul' explorando mais os teclados.
'Paul' logo arranjou dois novos substitutos, o guitarrista 'Laurence Juber', que já trabalhara com 'Shirley Bassey' e o baterista 'Steve Holly', que participara da banda de 'Elton John'. E saindo da linha folk do último álbum, lançam em Junho/79, um disco mais Rock, com o sugestivo título 'Back To The Egg' e contendo a famosa 'Rockestra Theme', com uma pá de feras, tipo 'Pete Townshend', 'Bonzo' e 'Jones' do 'Led', 'David Gilmour'...
Em Novembro/79 'Paul' faz uma mini tour na Inglaterra e participa do concerto 'Kampuchea'.
Em Janeiro de 1980, o 'Wings' viaja para o Japão para dar início a mais uma grande tour, só que ninguém podia imaginar que a Polícia Japonesa iria encontrar uma boa quantidade de 'Marijuana' na bagagem. 'Paul' assume toda a culpa e fica preso por longos 10 dias enquanto membros e equipe retornam para casa.
Com o ocorrido, 'Denny Laine' vai para Paris e grava com ajuda de outros dois ex-membros do 'Wings', 'Denny Seiwell' e 'Jimmy McCulloch', o álbum 'Japanese Tears', despercebido pelo público.
'Denny Laine' foi o maior parceiro musical de 'Paul' nos anos 70. Juntos gravaram 9 discos, entre 71 a 79, e quando havia um outro guitarrista para dividir as tarefas no 'Wings', era justamente com o talentoso 'Jimmy McCulloch' que a mágica se fazia presente, na formação clássica do 'Wings' 74/77.
Em Abril de 1981, 'Paul' anuncia o fim da banda.
------------
Tudo em seu tempo. 'Paul' bem que poderia, um dia desse, reunir alguns remanescentes e fazer uma brincadeira com o 'Wings'. O documentário lançado em 2001, 'Wingspan', já não tem a mesma visão de grupo que ele tanto buscou para realizar 'Wings Over America'. Ficou a desejar.
E pra encerrar, 'Jimmy McCulloch'... quem me fez estes dias reouvir mais intensamente a obra do 'Wings'.
'Jimmy' havia começado sua carreira tocando uma curta temporada com a 'John Mayall Band', em 71, então com 18 anos e já era visto como uma promessa da guitarra. Em 72 entrou para o grupo da 'Maggie Bell', 'Stone The Crows', substituindo o jovem 'Les Harvey' (sim, irmão de 'Alex Harvey') morto eletrocutado no palco.
Depois foi a fase com o 'Wings' até sua saída em Setembro/77 para entrar no 'Small Faces', ficando só um breve período. O último grupo que participou foi 'The Dukes'.
Em 27 de Setembro de 1979, 'Jimmy', aos 26 anos, foi encontrado morto de 'over'.
Now Don't Give Up
Whatever You Do
You Say Time Will Tell
I Hope That's True
If You Go Down And Lose Your Head
I Say, I Know How You Feel
Now Your Friends Are Dead.
('Medicine Jar' - 'Jimmy')
Aqui um Blog dedicado a 'Bootlegs' dos 'Beatles' & Cia. Dessa fase com o 'Wings' vale 'One Hand Clapping', um projeto de 1974, quando o grupo não lançou nada e 'London Town Roughs & Demos', de 78.
Monkberry Moon Delight/71
Live and Let Die /73
Paul McCartney - Lovely Linda/70